Notícias

Resumo de notícias da semana 32

Grupo Pinho
October 3, 2022

Exportações de calçados acumulam alta no ano mas desaceleram recuperação no mês de julho

De acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) as exportações de calçados desaceleraram a recuperação em julho. No mês passado, foram embarcados 8,8 milhões de pares de calçados por US$ 74,18 milhões, quedas de 1,2% em volume e de 5,8% em receita na relação com o mês anterior, feito o ajuste sazonal.

Já na relação com o mesmo mês do ano passado, quando o Brasil ainda enfrentava os mais pesados efeitos da pandemia, os resultados são 47% superiores em volume e 52,2% superiores em dólares. Com o resultado de Julho, no acumulado do ano, os calçadistas somaram o embarque de 65,9 milhões de pares por US $463,22 milhões, resultados 34% e 22,2% melhores do que no mesmo período de 2020.

Comissão da Câmara aprova proposta que prorroga por um ano concessões de “drawback” aos exportadores

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na última semana o Projeto de Lei 1232/21, que permite a prorrogação por um ano, em caráter excepcional, das concessões de drawback (incentivo concedido aos exportadores) cujo vencimento está previsto para o ano de 2021.

O drawback suspende, temporariamente, os tributos federais sobre os insumos usados na produção de mercadorias destinadas exclusivamente à exportação. Porém, se a empresa não concretizar a venda ao exterior, a legislação determina o recolhimento dos impostos suspensos, com encargos.

Conforme afirma Pedro Rodrigo Flores, gestor de operações do grupo Pinho, a empresa possui uma automação própria para gerar os drawbacks de maneira mais eficiente, podendo atender o mercado de modo geral, independente do tamanho do projeto ou ato concessório.

Maior navio de contêineres do mundo segue para Yantian em viagem inaugural

Após escala no Porto de Taipei, em Taiwan, o maior navio de contêineres do mundo – o Ever Ace – segue para o Porto de Yantian, na China. O navio tem 400 metros de comprimento, 62 de largura e pesa 225 mil toneladas, sendo maior que o HMM Algeciras que, até poucas semanas atrás, era o maior navio porta-contêineres do mundo.
O navio tem capacidade nominal de 23.992 TEU, sendo o primeiro navio Megamax-24 da armadora Evergreen.

O navio porta-contêineres faz parte de uma série de seis navios construídos pelo estaleiro Samsung na Coréia do Sul, e é o primeiro a entrar em serviço.
Seis outras embarcações semelhantes estão em construção em Hudong Zhonghua, China, embora essas embarcações tenham uma capacidade nominal de 23.888 TEUs.

Governo edita MP para que produtores e importadores de etanol possam vender diretamente para os postos

O governo federal anunciou na última semana a publicação de uma medida provisória que permite que produtores e importadores de etanol hidratado possam comercializá-lo diretamente com os postos de combustíveis, sem ter de passar pelas distribuidoras.

A medida provisória promove a abertura do mercado e o aumento da concorrência, com potencial redução do preço dos combustíveis, gerando benefícios ao consumidor. O produtor ou o importador poderá vender o etanol diretamente ao posto e esse chegará ao consumidor final.

Paulo Bach, consultor de negócios da Pinho, que atua com clientes do ramo petroleiro, a mudança pode ter lados positivos e negativos. “Presume-se que os postos vão vender um produto de qualidade, principalmente produtos como gasolina e álcool, sem ficar atrelado a bandeira, mas é como um remédio na farmácia, pode ser que surjam produtos genéricos.

Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.