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De acordo com Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) as exportações de calçados desaceleraram a recuperação em julho. No mês passado, foram embarcados 8,8 milhões de pares de calçados por US$ 74,18 milhões, quedas de 1,2% em volume e de 5,8% em receita na relação com o mês anterior, feito o ajuste sazonal.
Já na relação com o mesmo mês do ano passado, quando o Brasil ainda enfrentava os mais pesados efeitos da pandemia, os resultados são 47% superiores em volume e 52,2% superiores em dólares. Com o resultado de Julho, no acumulado do ano, os calçadistas somaram o embarque de 65,9 milhões de pares por US $463,22 milhões, resultados 34% e 22,2% melhores do que no mesmo período de 2020.
A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou na última semana o Projeto de Lei 1232/21, que permite a prorrogação por um ano, em caráter excepcional, das concessões de drawback (incentivo concedido aos exportadores) cujo vencimento está previsto para o ano de 2021.
O drawback suspende, temporariamente, os tributos federais sobre os insumos usados na produção de mercadorias destinadas exclusivamente à exportação. Porém, se a empresa não concretizar a venda ao exterior, a legislação determina o recolhimento dos impostos suspensos, com encargos.
Conforme afirma Pedro Rodrigo Flores, gestor de operações do grupo Pinho, a empresa possui uma automação própria para gerar os drawbacks de maneira mais eficiente, podendo atender o mercado de modo geral, independente do tamanho do projeto ou ato concessório.
Após escala no Porto de Taipei, em Taiwan, o maior navio de contêineres do mundo – o Ever Ace – segue para o Porto de Yantian, na China. O navio tem 400 metros de comprimento, 62 de largura e pesa 225 mil toneladas, sendo maior que o HMM Algeciras que, até poucas semanas atrás, era o maior navio porta-contêineres do mundo.
O navio tem capacidade nominal de 23.992 TEU, sendo o primeiro navio Megamax-24 da armadora Evergreen.
O navio porta-contêineres faz parte de uma série de seis navios construídos pelo estaleiro Samsung na Coréia do Sul, e é o primeiro a entrar em serviço.
Seis outras embarcações semelhantes estão em construção em Hudong Zhonghua, China, embora essas embarcações tenham uma capacidade nominal de 23.888 TEUs.
O governo federal anunciou na última semana a publicação de uma medida provisória que permite que produtores e importadores de etanol hidratado possam comercializá-lo diretamente com os postos de combustíveis, sem ter de passar pelas distribuidoras.
A medida provisória promove a abertura do mercado e o aumento da concorrência, com potencial redução do preço dos combustíveis, gerando benefícios ao consumidor. O produtor ou o importador poderá vender o etanol diretamente ao posto e esse chegará ao consumidor final.
Paulo Bach, consultor de negócios da Pinho, que atua com clientes do ramo petroleiro, a mudança pode ter lados positivos e negativos. “Presume-se que os postos vão vender um produto de qualidade, principalmente produtos como gasolina e álcool, sem ficar atrelado a bandeira, mas é como um remédio na farmácia, pode ser que surjam produtos genéricos.