Notícias

Resumo de Notícias da Semana 37

Grupo Pinho
October 3, 2022

Exportação de carnes dispara no mês de setembro

Créditos: Money Times

A média diária de exportações de carne bovina atingiu 12,4 mil toneladas na última semana, um aumento de 83,1% em relação ao embarcado por dia em setembro de 2020.

O grande destaque das exportações de carne do Brasil foi a suína. No acumulado do ano, com 715 mil toneladas, o Brasil já superou a segunda melhor marca da história, de 2019, quando embarcou 656 mil toneladas de carne suína. 

“Investimentos de autorizações ferroviários vão superar R$ 60 bilhões”, afirma ministro Tarcísio Gomes

Créditos: Governo Federal

Faltando pouco mais de três meses para 2021 terminar, o país deve superar o recorde do ano passado, quando exportou 900 mil toneladas.

O Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou na última semana, que o programa “Pro Trilhos” deve atrair pelo menos R $60 bilhões em investimentos privados em novas ferrovias no país. 

A medida abre a possibilidade de entes privados poderem construir e explorar segmentos ferroviários ainda não mapeados e também reaproveitar malhas ferroviárias ociosas.

“No primeiro dia da medida vigente, tivemos 10 pedidos de autorização. Recentemente, recebemos mais dois. Então já são 12 pedidos de autorização para ramais privados. São investimentos que superam os R$ 60 bilhões”, afirmou Tarcísio.

Megaoperação no Porto de Santos: ANTAQ fiscaliza descarte de resíduos

Até o dia 7 de outubro, fiscais da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) vão atuar em uma megaoperação conjunta no Porto de Santos. Trata-se da Operação Descarte, que tem a coordenação do Ibama e a participação da Marinha do Brasil, da Anvisa, da Polícia Federal e da Receita Federal.

Créditos: Governo Federal

A ação começou no último dia 13, e o objetivo é fiscalizar como as embarcações estão fazendo a retirada de seus resíduos.

Durante as inspeções, caso se evidencie qualquer irregularidade de descumprimento de norma do Porto de Santos referente à retirada de resíduos, a ANTAQ tratará da questão.  Caso se identifiquem outras irregularidades, com tipificação em normas de outros órgãos, estes ficam encarregados de emitir suas notificações ou autuações.

Créditos: Comex do Brasil

Comércio com a China responde por 67% do superávit brasileiro em 2021

As trocas comerciais com a China responderam por 67% do superávit acumulado pela balança comercial do Brasil de janeiro a agosto deste ano, segundo os dados do Icomex (Indicador de Comércio Exterior) do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas). 

No mês de agosto, a balança comercial atingiu um novo valor recorde na série histórica, de US $7,6 bilhões, o que levou a um saldo de US $52,1 bilhões acumulados nos oito primeiros meses deste ano. O saldo do comércio com a China foi de US $35 bilhões. 

Sem as trocas comerciais com os chineses, o superávit brasileiro teria sido de US $17,1 bilhões. 

Agro bate recorde de exportação mas participação nas vendas totais diminui

A balança comercial do agronegócio registrou valor recorde no mês de agosto, pela alta dos preços internacionais das commodities exportadas pelo Brasil. O valor exportado foi de US $10,90 bilhões, 26,7% superior aos US $8,60 bilhões exportados no mesmo mês de 2020.

Somente em 2013, as exportações brasileiras do agronegócio alcançaram o mesmo patamar de US $10 bilhões para os meses de agosto.

Créditos: Governo Federal

Apesar do recorde do valor exportado, a participação do agronegócio no total das exportações do país caiu de 49,4% (agosto/2020) para 40,1% (agosto/2021).

Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.