Notícias

Resumo de Notícias da Semana 39

Grupo Pinho
March 3, 2022

Maior usina a biomassa do Brasil inicia testes

Créditos: ANEEL Divulgação

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou na última semana o início dos testes da Usina Termelétrica Bracell,. Com capacidade instalada de 409,307 megawats (MW), a UTE Bracell se tornará a maior usina movida a biomassa no País.

A UTE é composta por três unidades geradoras operando em sistema de cogeração, sendo movida a partir dos resíduos da produção de celulose solúvel.

A usina faz parte de um complexo para a produção de celulose solúvel que será autossuficiente em energia e com capacidade de transferir excedentes de geração limpa e renovável ao Sistema Interligado Nacional – SIN. A previsão é que os testes sejam finalizados nos meses de outubro e novembro.

Bolsonaro sanciona lei que cria o documento digital de transporte

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou o Projeto de Lei de Conversão que instituiu o Documento Eletrônico de Transporte. A proposição tem como objetivo principal o estabelecimento do documento eletrônico obrigatório (DT-e). 

Este documento eletrônico consolidará o conjunto de documentos físicos necessários ou exigidos para as operações realizadas pelos diversos modais de transporte, visando desburocratizar, simplificar, reduzir custos, além de harmonizar, modernizar e ampliar a qualidade e a segurança nos serviços de transporte de cargas no País.

Será possível unificar diversos documentos exigidos do transportador no DT-e, tais como: todos os dados da carga, locais de origem e destino, informações sobre licenças, registros, condições contratuais, sanitárias, de segurança, ambientais, comerciais e de pagamento do valor do frete e dos seguros contratados, dispensando-se a versão em papel desses documentos.

Sem contêineres, 40% das cargas brasileiras de carnes suína e frango estão paradas, afirma ABPA

Créditos: Datamarnews

A crise logística mundial provocada pela ruptura no fluxo de comércio internacional durante a pandemia de Covid-19, gerando alteração na rota de navios e redução na disponibilidade de contêineres, está deixando 40% das cargas brasileiras de carne suína e de frango paradas nos portos do país. 

A informação foi divulgada no último dia 29 pelo coordenador do Grupo de Logística da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), José Perboyre, durante coletiva de imprensa realizada pela entidade que representa o setor.

Governo chinês não dá prazo para retomar importações de carne do Brasil

Créditos: Valor Econômico

O governo chinês não deu um prazo para retomar as importações de carne do Brasil, informou a embaixada brasileira em Pequim. Segundo a entidade, a negociação está dependendo da análise técnica das informações sobre os casos de vaca louca identificados  no dia 4 de setembro.

Na ocasião, as exportações foram suspensas devido ao protocolo firmado entre os dois países, que determina essa ação quando a doença é identificada. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento explicou que o protocolo não define os passos para a retomada das transações, cabendo à China a decisão. Entre os temas em discussão com o país, está a revisão deste procedimento, informou a pasta.

Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.