Notícias

Resumo de Notícias da Semana 42

Grupo Pinho
October 3, 2022

Chuva acima da média impacta nas operações portuárias no Paraná 

As fortes chuvas do mês de outubro, já superou a média comum para o mês, em todas as regiões do Paraná, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). A umidade, que é positiva para os recursos hídricos e para a agricultura, nos portos gera saldo negativo na movimentação, principalmente dos granéis sólidos.

(Crédito: Cláudio Neves PORTOS PARANÁ)

Para o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, a natureza desse tipo de carga – fertilizantes, açúcar, milho, sacaria, soja em grão e farelo – fica suscetível à umidade. “Se molhados, os produtos estragam. Por isso, quando há sinal de chuva as operações param. O comandante do navio manda fechar os porões até que tenha segurança para abri-los novamente, sem prejuízo à carga”, diz.

Governo avança na digitalização de serviços para impulsionar exportações de pequenos negócios

O Governo Federal apresentou na última semana um novo serviço digital por meio do qual micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) brasileiras poderão realizar um autodiagnóstico de maturidade exportadora e receber, de forma automática, um plano de ações para internacionalização.

O PNCE digital e automatizado é o primeiro serviço de uma nova plataforma, também em desenvolvimento com apoio do governo britânico, que permitirá às MPMEs brasileiras identificarem e consumirem serviços voltados à exportação, tanto na fase de pré-fechamento do contrato – como capacitação empresarial e inteligência de mercado – quanto no pós-fechamento, como financiamento e logística.


(Créditos: Governo Federal)

Governo zera Imposto de Importação de medicamentos para diversos tipos de câncer

O Governo Federal reduziu a zero o Imposto de Importação de oito medicamentos utilizados no tratamento de diversos tipos de câncer – leucemia, linfoma, câncer de mama ou de pulmão, entre outros, além de doenças como anemia, esclerose múltipla e dermatite atópica. 

Além desses medicamentos, equipamentos utilizados em procedimentos cirúrgicos no quadril e joelho, como braço robótico e peça de mão para ressecções ósseas, também tiveram o Imposto de Importação zerado.


(Créditos: Governo Federal)

A mudança do Imposto de Importação foi feita por meio da inclusão desses produtos na Lista Brasileira de Exceções à Tarifa Externa Comum (Letec) do Mercosul. A medida entra em vigor sete dias após a publicação no DOU, por tempo indeterminado.

Caminhoneiros convocam greve para dia primeiro de novembro

Caminhoneiros convocaram uma greve para 1º de novembro para pressionar o governo a reduzir os custos de combustível e melhorar os salários e as condições para os motoristas.

Três entidades estão liderando o movimento: a Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Automotores (Abrava), o Conselho Nacional do Transporte Rodoviário de Cargas (CNTRC) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL).

As três entidades deram ao governo federal um prazo de 15 dias para atender às exigências dos caminhoneiros. Participantes do mercado dizem que esse é o momento de maior insatisfação dos caminhoneiros com o governo federal desde a greve de 2018.

A principal reclamação é o aumento dos custos, especialmente de manutenção de veículos e do diesel. 

(Créditos: Revista VEJA)
Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.