Notícias

Resumo de Notícias da Semana 43

Grupo Pinho
October 3, 2022

Madeira embarcada em navio ro-ro mostra versatilidade do Porto de Paranaguá

Na última semana, no Porto de Paranaguá, foi realizado mais um embarque de madeira em um navio do tipo roll on-roll off (Ro-ro). Esta é a segunda vez, na atualidade, que a embarcação, geralmente destinada para o transporte de veículos, projetos e maquinários é utilizada para essa carga geral. A primeira foi um teste realizado no último mês de setembro.

“Esta operação era comum, há uns 12, 13 anos. Com o tempo, a madeira passou a ser totalmente embarcada em contêineres e não direto nos porões dos navios, pelo Porto de Paranaguá”, conta o diretor de operações em exercício, André Pioli.

Foto: Nájila Furlan/Portos Paraná

Como lembra o diretor, no último mês de julho, uma carga de madeira foi embarcada pelo terminal paranaense na modalidade chamada de break bulk (na qual a carga é colocada direto no porão do navio) em um navio de carga geral. Porém, neste tipo de embarcação – Ro-ro – fazia tempo.

O diretor da Portos do Paraná, André Pioli, explica que a operação mostra a versatilidade e que o porto está preparado para atender as mais diversas demandas do mercado.

Volume de carga movimentada em contêineres aumenta 13% no Porto de Paranaguá

O volume de produtos importados e exportados em contêineres cresceu 13% no Porto de Paranaguá neste ano. De janeiro a setembro de 2021, foram movimentadas 8.908.358 toneladas de carga em 704.474 TEUs (unidade do contêiner de 20 pés). No mesmo período do ano passado foram 7.861.213 toneladas em 675.808 TEUs.

“Temos aqui no Porto de Paranaguá um terminal de contêineres que registra aumentos consecutivos, mês a mês”, afirma o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Segundo o executivo, apesar das operações de contêineres serem privadas, a empresa pública atua alinhada com o objetivo de trazer mais cargas e investimentos à cidade e ao Porto de Paranaguá. “Esse trabalho conjunto faz com que os resultados sejam garantidos nos números que se apresentam”, completa.

Créditos: Rodrigo Felix Leal

Navio entra em quarentena após quatro tripulantes testarem positivo para Covid-19 no Porto de Santos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) colocará em quarentena um navio que está no Porto de Santos, no litoral de São Paulo, após quatro tripulantes testarem positivo para a Covid-19. Segundo a agência, as operações já haviam sido suspensas, no último dia 28, por conta do estado de saúde de alguns dos trabalhadores.

Segundo a Santos Port Authority (SPA), o navio Belmoira, de bandeira panamenha, atracado para o desembarque de sal no Armazém 32, teve as operações suspensas pela Anvisa por volta das 11h30. 

Créditos: G1

A paralisação se deu por conta de um caso suspeito da doença. A SPA informou à agência de navegação responsável sobre a paralisação das atividades e proibição do acesso de qualquer pessoa ao navi

Em nota, a Anvisa informou que recebeu, no início da noite desta quinta, a confirmação de quatro testes positivos para Covid-19 entre a tripulação do navio. Entre os quatro testes positivos, está o de um tripulante que desembarcou para atendimento médico, devido ao estado de saúde.

Brasil bate novo recorde em importações de fertilizantes

O Brasil importou 29,1 milhões de toneladas de fertilizantes nos primeiros nove meses deste ano, um novo recorde para o período. O volume das compras foi 20% maior que o registrado no mesmo intervalo do ano passado, quando as importações somaram 24,6 milhões de toneladas.

O aumento ocorreu como reflexo da expansão das áreas de plantio de soja, milho e algodão e das chamadas compras "spot", feitas de maneira oportuna ou esporádica. As informações são do boletim logístico de outubro da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Créditos: Portos e Navios

A estatal destacou, no entanto, que produtores e comerciantes de insumos agrícolas relataram a ocorrência de atrasos nas entregas dos adubos. Segundo esses relatos, a frota de caminhões disponível não está suportando o aumento de volume a enviado dos portos a Mato Grosso, por exemplo.




Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.