Notícias

Resumo de Notícias da Semana 47

Grupo Pinho
March 3, 2022

Porto de Santos tem forte alta na movimentação de cargas, impulsionada por contêiner, soja e fertilizantes

As operações de contêineres, soja em grãos e fertilizantes foram os destaques na pauta de mercadorias movimentadas no Porto de Santos em outubro.  Somando 412,6 mil TEU (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), a carga conteinerizada cresceu 7,5% no mês, elevando o acumulado do ano para 4,0 milhões de TEU, mantendo um crescimento de dois dígitos (18,3%) e caracterizando-se como as melhores marcas para os dois períodos.

Os embarques de soja em grãos surpreenderam e apresentaram um volume considerável para a ocasião ao atingir 218,2 mil toneladas, visto que os embarques neste mês já estariam encerrados em outubro como em 2020. As descargas de fertilizantes continuam aquecidas, somando 724,9 mil toneladas no mês, crescimento de 12,8%, ampliando o acumulado no ano para 6,5 milhões de toneladas.

(Créditos: Divulgação Porto de Santos)

O Senado aprova PL que estimula o transporte de cabotagem no Brasil; veja alterações

Os senadores aprovaram o BR do Mar, Programa de Estímulo ao Transporte por Cabotagem com o objetivo de melhorar a qualidade e o desenvolvimento do serviço. O projeto aumenta a quantidade de navios e a competição entre as empresas operando na cabotagem brasileira. Principais pontos do texto aprovado:

  • Elimina a obrigação de se possuir embarcação própria para a empresa brasileira de navegação operar na cabotagem.
  • Amplia as opções de afretamento de embarcações estrangeiras, inclusive em contratos de longo prazo.
  • Reduz a alíquota do AFRMM no longo curso de 25% para 8% e amplia a destinação e utilização dos recursos.
  • Prorroga o benefício da não incidência do AFRMM para cargas cuja origem ou destino seja porto localizado na região NO ou NE.
  • Cria a Empresa Brasileira de Investimento na Navegação (EBIN), que poderá fretar embarcações para empresas de navegação brasileiras ou estrangeiras com operações em qualquer tipo de navegação no País.
  • Autoriza as empresas brasileiras de navegação a contratação, no mercado internacional, da cobertura de seguro e resseguro.
  • Autoriza a embarcação importada vir transportando mercadorias em sua primeira viagem ao Brasil.
  • Dispensa de necessidade de autorização para os afretamentos por viagem e tempo na cabotagem em substituição à embarcação em construção no país em até 100% da tonelagem.
  • Definição em lei de regras do serviço de praticagem e critérios técnicos de segurança do serviço que atualmente são restritos às Normas da Autoridade Marítima.

Exportação ao mercado árabe cresce 26% em 2021

O Brasil aumentou em 26% as exportações para os países árabes de janeiro a outubro deste ano sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados compilados pelo Departamento de Inteligência de Mercado da Câmara de Comércio Árabe Brasileira. 

A receita das vendas ficou em US $11,5 bilhões, contra US $9,1 bilhões do período anterior.

Juntos, os países árabes foram o terceiro maior mercado do Brasil no exterior, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Se destacaram o avanço das exportações para o Bahrein, cuja vendas aumentaram 222,5% para US$ 1,7 bilhão, principalmente em função do minério de ferro, e o crescimento dos embarques para Omã, com US$ 1, 3 bilhões e alta de 117%, também motivada pelo minério de ferro.

(Créditos: Valor econômico)

Brasil é líder em produtividade agropecuária, aponta USDA

O Brasil foi considerado líder em produtividade agropecuária em um ranking com 187 países formulado pelo órgão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).

Segundo a pesquisa, divulgada em outubro, o Brasil ocupa essa posição desde os anos 2000 até 2019, a agropecuária brasileira aumentou 3,18% ao ano, considerada a maior taxa entre os países selecionados, que incluem China (2,03%) e Estados Unidos (0,50%).

Quando o intervalo de análise é ampliado para 1961 a 2019, o produto da agricultura brasileira cresceu 3,75%. Apesar do número ser maior, ele fica em segundo lugar, atrás da China, que tem alta de 4,41%, neste período.

(Créditos: Porto de Paranaguá)


Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.