Notícias

Resumo de Notícias da Semana 48

Grupo Pinho
March 3, 2022

Dias de apagão? Auditores da Receita Federal prometem protesto na volta ao trabalho presencial

Os auditores fiscais da Receita Federal aprovaram um dia nacional de entrega de cargos, marcado para 15 de dezembro como forma de protesto. Os auditores alegam que José Tostes, secretário da RC, tem sido omisso em temas relevantes para a categoria e o órgão, como a não regulamentação do teletrabalho com a volta do trabalho presencial depois da pandemia da covid-19. 

Para os auditores, o retorno presencial é precoce e mal planejado, inclusive de pessoas que fazem parte do grupo de risco.Para pressionar, os auditores farão “meta zero” nas áreas de Serão ressalvadas das ações as cargas vivas, perecíveis, medicamentos e insumos hospitalares, conforme critério habitualmente aplicado. O comando da Receita em Brasília até agora não se manifestou sobre a moção contra o secretário.

(Créditos: Estadão

Balsa carregada de contêineres afunda no Porto de Chibatão, em Manaus  

Uma balsa carregada com nove contêineres afundou no Porto do Chibatão, localizado na Colônia Oliveira Machado, na Zona Sul de Manaus, na última semana. De acordo com barqueiros da localidade, um cabo de aço teria se rompido, ocasionando o acidente. 

A balsa estava carregada de contêineres com várias mercadorias.  Em imagens, compartilhadas nas redes socais, é possível ver várias caixas de televisores nas águas do Rio Negro. Em nota, a JF de Oliveira Navegação, que integra o grupo Chibatão, informou que não houve feridos durante o acidente. “As ações estão sendo tomadas para a retirada das carretas da margem do porto e a flutuação do módulo. Felizmente não houve perdas humanas, somente perdas materiais”, diz a nota. 

Não foi informado o valor do prejuízo. Ainda conforme a nota, o acidente aconteceu durante uma manobra de embarque de carretas baús. “Uma das carretas inclinou e tombou e afundou no rio”.


(foto: Reprodução)

Terminal de Contêineres de Paranaguá atinge 1 milhão de TEUS movimentados em menos de um ano

Pela primeira vez em sua história, a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, ultrapassou a marca de um milhão de TEUs movimentados em um ano. A marca foi impulsionada, principalmente, pelos investimentos realizados em infraestrutura e pela exportação de cargas refrigeradas, que faz do terminal a maior porta de saída de carnes congeladas do Brasil.

Do total de cargas movimentadas nos 11 primeiros meses do ano, 57,52% corresponderam à exportação, com destaque para carnes e congelados, e 42,48% à importação, destacando-se bens de consumo e eletroeletrônicos. No período, a ferrovia movimentou 115.310 TEUs. A expectativa da empresa é fechar o ano de 2021 com aproximadamente 1,09 milhão de TEUs operados, o que representará um crescimento de 11,75% em relação ao ano de 2020.

(Créditos: Letícia Souza)

Brasil é líder em produtividade agropecuária, aponta USDA

O Brasil foi considerado líder em produtividade agropecuária em um ranking com 187 países formulado pelo órgão do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês).

Segundo a pesquisa, divulgada em outubro, o Brasil ocupa essa posição desde os anos 2000 até 2019, a agropecuária brasileira aumentou 3,18% ao ano, considerada a maior taxa entre os países selecionados, que incluem China (2,03%) e Estados Unidos (0,50%).

Quando o intervalo de análise é ampliado para 1961 a 2019, o produto da agricultura brasileira cresceu 3,75%. Apesar do número ser maior, ele fica em segundo lugar, atrás da China, que tem alta de 4,41%, neste período.

(Créditos: Porto de Paranaguá)


Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.