meta name="facebook-domain-verification" content="4sprjl7ggami0o0p4f0yspb83kcwn7" />
Logística
Quando estamos falando de logística, também estamos falando de inúmeras peculiaridades. Para cada tipo de carga, para cada destino, existem características distintas que fazem cada processo ser praticamente único.
O que é padrão em todos os processos logísticos é achar a melhor harmonia entre tempo e custo do transporte.
E para atingir esse objetivo, tanto na exportação, quanto na importação de uma mercadoria, o trabalho dos agentes de cargas, dos despachantes e dos comissãrios aduaneiros é essencial.
Porém, muitas pessoas confundem quais são as responsabilidades de cada profissional, e nesse post, vamos explicar em detalhes as diferenças entre Agente de Carga, Despachante e Comissário Aduaneiro.
Agente de Cargas é o responsável por desenvolver soluções personalizadas para o transporte de carga em qualquer modal (aéreo, marítimo ou terrestre), definindo qual o melhor meio de transporte e o planejamento completo da melhor rota que garanta melhores valores de frete.
Dentre as tarefas que fazem parte do trabalho do Agente de Cargas está o cuidado de toda parte documental e física do embarque internacional de cargas para garantir que a mercadoria seja transportada e entregue nos termos, condições e períodos estabelecidos.
E claro, o objetivo dele é sempre entregar ao contratante um estudo e um acompanhamento que garanta o objetivo que citamos acima: melhor tempo e custo para a operação logística.
Algumas funções do Agente de Cargas:
Antes de explicar o que é e o que faz um Despachante Aduaneiro, vale ressaltar que o despacho aduaneiro é o procedimento de verificação das mercadorias que chegam ao Brasil. Nesse procedimento há a conferência entre a declaração de importação (DI) e a carga física a fim de detectar qualquer irregularidade.
O Despachante Aduaneiro é o profissional registrado na Receita Federal do Brasil que possui um poder outorgado pelo exportador ou importador.
Através de uma procuração, o despachante aduaneiro representa os interesses do seu cliente perante os intervenientes governamentais que fazem o Controle Aduaneiro, que são as medidas utilizadas por um país para fiscalizar ou regular o tráfego de mercadorias pelas suas fronteiras.
Após o trabalho do despachante, o Comissário Aduaneiro é quem cuida de todo o resto.
É o Comissário Aduaneiro que verifica documentação, emite guias, efetua pagamentos em nome do cliente etc.
Ele faz a verificação do enquadramento tarifário da mercadoria e providencia o pagamento dos impostos e contribuições incidentes sobre a importação, do frete, da demurrage, da armazenagem e de capatazias, do Adicional ao Frete para Renovação da Marinha Mercante (AFRMM), etc..
Algumas funções do Comissário Aduaneiro:
Como você pode perceber, todos os profissionais são necessários para garantir a efetividade da sua logística de importação e exportação.
No Grupo Pinho, você tem à sua disposição profissionais qualificados e com experiência nos mais diversos procedimentos, desde grandes projetos, até mesmo logística para pequenas e médias empresas.
Confira todos os nossos serviços aqui.