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Os operadores logísticos que transportam insumos da Ásia para o Polo Industrial de Manaus (PIM) enfrentam desafios contínuos. Após a seca dos rios da Bacia Amazônica, agora lidam com os impactos da seca no lago Gatún, vital para o Canal do Panamá.
Isso resultou na redução do número de navios que cruzam o canal, afetando as entregas e os custos do PIM. A escassez de água do Gatún também levou à limitação do tráfego de navios para preservar o abastecimento de água potável no Panamá. Essa situação está elevando os custos dos insumos, influenciando na política de preços das indústrias em Manaus.
O Canal do Panamá é crucial para o comércio global, conectando a Ásia e a América Latina, e desempenha um papel vital na economia do PIM, que depende fortemente da importação de materiais para sua produção diversificada.
1. Entrada do Navio: O navio adentra a câmara da eclusa, uma seção do canal com portas em ambas as extremidades. Locomotivas especiais, chamadas de "mulas" devido à sua força, são utilizadas para guiar e manter o navio centralizado na câmara, prevenindo colisões com as paredes.
2. Fechamento das Portas: Após o navio entrar na câmara da eclusa, as portas enormes atrás dele se fecham, selando a câmara.
3. Enchimento ou Esvaziamento da Câmara: Para elevar o navio, água do lago ou da câmara de nível superior é liberada para a câmara da eclusa onde o navio está, aumentando o nível da água e elevando o navio até o nível necessário. Quando um navio precisa ser abaixado, o processo é invertido, e a água é escoada para fora da câmara para o próximo segmento do canal ou para o oceano.
O desafio continua.