Business

Aplicação da celulose, muito além do papel.

Grupo Pinho
October 3, 2022

Quando se pensa em celulose, naturalmente o primeiro produto que se relaciona à essa matéria-prima é o papel.  Mas, a aplicação da celulose vai muito além do papel. Diversos segmentos utilizam a celulose como matéria-prima e quem trabalha com Comércio Exterior precisa entender todo o seu potencial e empregabilidade na indústria têxtil, indústria farmacêutica, indústria alimentícia,  construção civil, petroquímica…

Mas antes:  Afinal, o que é a celulose?

Descoberta em 1838 pelo químico francês Anselme Payen, que determinou sua fórmula química, a celulose é a principal massa celular estrutural das plantas. 

Formada por monômeros de glicose ligados entre si, a celulose constitui uma importante matéria-prima para as indústrias, que a extraem a partir de diversos vegetais, como árvores de eucalipto, pinheiro, algodão, bambu, entre outras.

Industrialmente, é processada para produção de papéis e fibras, e aí que sua aplicação ganha força.

Atualmente, 100% da produção de papel e celulose no Brasil emprega matéria-prima de áreas de reflorestamento, principalmente de eucalipto e pinus e o restante de outras fontes, incluindo aí os reciclados.

De forma simplificada, para o seu processo de fabricação, a primeira etapa é descascar e picar a madeira em lascas (cavacos). A segunda etapa é fazer o seu cozimento com produtos químicos, assim, é feita a separação da celulose da lignina e demais componentes vegetais.

A celulose serve como matéria-prima para diversos tipos de papel, fraldas descartáveis, tecidos, papel higiênico, absorventes. Mas como afirmamos logo no início, a aplicação da celulose é muito vasta.

Celulose na Indústria Alimentícia

Na indústria alimentícia, a aplicação da celulose vai desde a produção de tripa de celulose para confecção de embutidos (salsichas, linguiças, etc) até sua utilização como emulsificantes, espessantes e estabilizantes que entram na composição de alimentos como sorvete, hambúrguer, queijos, entre outros.

Por ser uma substância que não é digerida pelos seres humanos (clique e entenda), a celulose é aplicada em alimentos dietéticos, já que fornece muito volume ou massa em alimentos, sem ter valor calórico.

Ela também é usada como suplemento defibras.

A adição de celulose ao alimento permite um aumento do volume e do conteúdo de fibras semum grande impacto no sabor.

Mesmo não conseguindo metabolizar a celulose, a ingestão dessas fibras é importante para a dieta diária do ser humano. A celulose serve de meio de desenvolvimento de bactérias benéficas e também ajuda no bom funcionamento do intestino e excreção das fezes, estimulando a produção de saliva e suco gástrico. 

Como a celulose se liga e se mistura facilmente com a água, muitas vezes é adicionada para aumentar o teor de fibras de bebidas e outros itens líquidos.

Celulose na Indústria Têxtil

Na indústria têxtil, o acetato de celulose - que já teve ampla utilidade para fabricação de filmes fotográficos, é usado na fabricação de tecidos para vestuário, forros, tapetes, guarda-chuvas e outras produtos. 

Celulose na Construção Civil

Na construção civil a celulose também é utilizada para a confecção de painéis utilizados para divisórias de ambiente, conhecidos como drywall.

Recentemente, pesquisadores da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, descobriram que a celulose pode deixar o concreto ainda mais resistente:. De acordo com a pesquisa, nanocristais de celulose ajudam a hidratar o concreto depois de misturado, o que evita que ele fique com poros e defeitos que prejudicam a resistência e a durabilidade. Os cientistas demonstraram que, com as partículas, a resistência à tração do concreto aumenta em 30%. (Fonte)

Celulose no Setor da Saúde

Na indústria farmacêutica a celulose é utilizada para revestimento de comprimidos e cápsulas para medicamentos. As nanopartículas obtidas da celulose também servem como carreadores para liberação controlada de fármacos. 

Um destaque do uso da celulose na medicina é na fabricação de curativos inteligentes ou peles artificiais que utilizados na cicatrização de feridas e queimaduras, acelerando o processo de cicatrização.

Já na indústria de cosméticos, dois derivados da celulose, o Hidroxietilcelulose e a Carboximetilcelulose, são utilizados para a confecção de gel que serve como veículo para ativos dermatológicos e em formulações odontológicas como gel dental e soluções orais.

Aplicação da Celulose em Outros Setores:

Como você já reparou, a celulose está muito presente em nosso cotidiano. Mas, existem ainda mais setores e produtos que usam a celulose como matéria-prima:

  • Setor Petroquímico: produção de bioprodutos e biocombustíveis, inclusive o etanol.
  • Indústrias Aeronáutica e Automotiva: Com algumas propriedades similares ou até superiores a populares supermateriais como grafeno e kevlar (usado em roupas à prova de bala), a nanocelulose, de oito a dez vezes mais forte e mais leve que o aço inoxidável, por exemplo, é um material muito atrativo para essas indústrias.
  • Dispositivos Eletrônicos: por ter um grau elevado de transparência e possibilidade de ser eletricamente condutora, pode ser utilizada, por exemplo, como uma superfície para dispositivos eletrônicos flexíveis.

LEIA TAMBÉM: CUIDADOS AO IMPORTAR MADEIRA PARA O BRASIL



Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.