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Os fabricantes de automóveis chineses estão em uma fase de rápida expansão, buscando exportar centenas de milhares de veículos elétricos pelo mundo. Segundo dados da Veson Nautical citados pela Reuters, a China possui atualmente a oitava maior frota de transporte marítimo do mundo, com 33 navios. No entanto, para atender à crescente demanda, as companhias encomendaram 47 navios adicionais, o que representa um quarto de todos os pedidos globais.
Apesar de seu domínio na produção e exportação, os fabricantes chineses enfrentam problemas significativos ao chegar aos portos europeus. Relatos indicam que os veículos estão se acumulando nas instalações portuárias, afetando outras operações e transformando esses espaços em "estacionamentos" de carros recém-chegados. Isso se deve, em parte, à falta de planejamento para o transporte interno dos portos até os concessionários ou compradores finais.
Em resposta à avalanche de veículos elétricos chineses, alguns países estão considerando medidas protecionistas. Os Estados Unidos, por exemplo, mantêm uma tarifa de 27,5% sobre os veículos elétricos chineses, uma barreira que tem mantido a maioria dos carros elétricos chineses fora do mercado americano. Em contraste, a Europa ainda não estabeleceu barreiras tarifárias comparáveis, embora a Comissão Europeia esteja avaliando como responder à esperada inundação de veículos elétricos chineses econômicos.
Fonte: Comex Brasil