Exportação
O ministro do Comércio da China instou o Japão a encerrar suas restrições recém-anunciadas às exportações de equipamentos para fabricação de chips, dizendo que isso prejudicaria as relações econômicas e comerciais entre os dois países.
Em março, o Japão anunciou que endureceria as regras sobre as exportações de 23 tipos de equipamentos avançados de fabricação de semicondutores, juntando-se aos Estados Unidos e à Holanda na restrição da venda de tecnologia-chave para a China.
Os chineses estão “fortemente insatisfeitos com a decisão do Japão", o que viola as regras econômicas e comerciais internacionais, disse um comunicado do Ministério do Comércio do país na segunda-feira, citando seu ministro Wang Wentao. Foi a segunda vez em uma semana que o ministério criticou a decisão do Japão.
Wang espera que o Japão “corrija sua percepção da China”.
Os comentários foram feitos durante as conversas de Wang na semana passada com Yasutoshi Nishimura, ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão, na conferência de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em Detroit.
Fonte: CNN BRASIL