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Como desenvolver habilidades de liderança

Kauana Pacheco 
October 3, 2022

O líder deve ser o grande influenciador e inspirador do sucesso da sua equipe, portanto é essencial que possua, além de conhecimentos técnicos na área, habilidades de gerenciamento de recursos. Neste artigo serão abordadas algumas características fundamentais para desenvolver a liderança.


Ter autoconhecimento


Para saber liderar é preciso ter autoconhecimento, reconhecer suas forças e fraquezas, saber gerenciar suas emoções, ser capaz de compartilhar necessidades e se respeitar. Apenas dessa forma será possível estabelecer limites e adquirir respeito alheio.


Identificar os talentos dos liderados


Após o autoconhecimento adquirido, uma grande habilidade é identificar em seus liderados estilos de personalidade e forças de caráter, de modo que não precise procurar outros profissionais no mercado externo, mas sim aproveitar as capacidades já existentes em sua equipe.


Saber delegar 


Após identificar os talentos e perfil dos integrantes da equipe, é necessário saber delegar as tarefas de acordo com as habilidades de cada um. Porém, deve-se ter cuidado nesta etapa, pois se não for delegado da maneira adequada, os liderados podem ter uma impressão de autoritarismo ou de descaso. 


Por que delegar é importante? 

1- Menos centralização das atividades;

2- Aumento do engajamento da equipe;

3- Maior aprendizado da equipe;

4- Maior senso de responsabilidade.

Não ser tão pessimista, nem tão otimista


Associamos o pessimismo a um adjetivo negativo, porém em alguns casos ele pode ajudar o líder a tomar melhores decisões, embasadas em possíveis prejuízos e riscos, mas em excesso, pode gerar tensão e imobilidade na equipe.Já o otimismo pode muitas vezes ser confundido com idealismo, gerando expectativas falsas ou irrealistas. Portanto, um equilíbrio deve ser buscado pelo líder na condução da equipe.


Transmitir confiança


Segundo estudos da neuropsicóloga Karla Benthien Potier, a produtividade pode melhorar se o líder transmitir confiança a seus liderados. A demonstração de empatia, lealdade e preocupação com o bem estar contribui com a humanização interna das relações. O endomarketing é um conjunto de estratégia utilizada para o fortalecimento do relacionamento entre colaboradores e a empresa.


Envolver é melhor do que dar ordens


Muitos colaboradores cumprem suas metas diariamente, simplesmente porque foram impostas a eles, porém sem saber o porquê estão fazendo ou quais são as etapas subsequentes a suas atividades, o que gera um trabalho mecânico e sem propósito. Para isso é necessário que o líder possa instrumentalizar os colaboradores, ou seja, mostrar motivos, razões, benefícios, vantagens, prejuízos e consequências, para que os mesmos possuam entendimento da operação como um todo.


Pesquisas demonstram que quando os profissionais estão envolvidos nas discussões, a tomada de decisão é mais efetiva, pois se sentem participativos no processo. Um líder, além de cumprir com suas metas e objetivos dentro da corporação, tem o papel de motivar e inspirar os funcionários a serem proativos.



Não temer conflitos


Diversos conflitos são enfrentados diariamente pelo líder, por isso o mesmo não deve temê-los, tampouco personaliza-los. A resiliência se mostra uma boa aliada no enfrentamento de crises, pois traz a noção da impermanência do problema.


É importante evitar a culpabilização ou vitimização e destinar a atenção a responsabilidade e resolução.  


Construir equipe e ambiente organizacional sólidos


A rotatividade de funcionários prejudica as operações, portanto é importante gerar um bom clima organizacional e investir no treinamento ou aperfeiçoamento dos colaboradores.


Dar feedback


O feedback não se baseia em críticas, mas em retornos frequentes e constantes sobre o desempenho da equipe em cada processo. Um feedback deve sempre ser iniciado com positividade e por fim pontuar melhorias que se façam necessárias.


Desenvolver competências sócio-emocionais


As emoções estão envolvidas no dia a dia de todos os profissionais e fazem parte das decisões, portanto devem receber atenção e ser gerenciadas, tanto no próprio líder quanto nos colaboradores. 


Praticar a ética


A ética dentro de uma corporação assegura a reputação da empresa, essa é a primeira característica que um líder deve ter, uma vez que o mesmo tem acesso a dados e informações confidenciais da própria empresa, clientes e fornecedores, dessa forma demanda-se a máxima discrição. 


Ética também é o comprometimento com os valores morais e princípios do grupo ao qual pertence. 


Representar a empresa


Quando você é um líder você representa uma empresa e também uma equipe. Seu comportamento fora do ambiente de trabalho deve permanecer de integridade, semelhante ao que você transmite dentro da empresa. 


 Manter atualização e inteligência de mercado


Um líder deve ter uma visão abrangente e atualizar-se sobre de pessoas, processos e modelos vigentes em todo o mundo. Conhecendo a concorrência, fornecedores e demais stakeholders (clientes, governo, órgãos, investidor, marketing, comunidade e sócios). 


Selecionar informações


A administração do tempo é muito importante para a rotina do líder e seus liderados, por isso é necessário diferenciar o que é urgente do que é importante. 



Quais habilidades você ainda precisa desenvolver? Deixe nos comentários sua resposta!


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