Logística

Como escolher a melhor embalagem e a armazenagem para o transporte do seu produto?

Grupo Pinho
March 3, 2022

O dia a dia de quem trabalha com importação e exportação é repleto de pequenas decisões que são relacionadas diretamente no custo de todo processo - para mais ou para menos. E uma das definições é a escolha dos tipos de embalagens e de armazenamentos dos produtos.

Nesse post, você vai aprender quais são as várias formas de embalar um produto e também as possibilidades de armazenagem para o transporte.

Tipos de Embalagens:

Embalagem Tipo Sleeve

Aplicada sobre garrafas frascos e potes, constituído por uma manga de filme termo-encolhível (o que permite que após a sua exposição ao calor se adapte a forma da embalagem primária: garrafa, pote etc.) este filme primeiramente decorado permite a empresa ter o maior canal de comunicação com seus consumidores. Este tipo de embalagem já foi adotado por grandes empresas para todo tipo de produtos, principalmente indústrias lácteas e de refrigerantes.

Embalagem por Acolchoamento:

É um tipo de proteção tradicionalmente utilizado por empresas de mudanças. Ideal para embalar produtos de forma irregular.

A embalagem por acolchoamento é adotada por empresas que prestam serviços especiais de transportes sem caixas. As vantagens são a ausência de quaisquer materiais de embalagem e de seus resíduos, a redução da cubagem e maior facilidade ao desembalar os produtos.

Embalagens retornáveis

Embalagens retornáveis sempre fizeram parte dos sistemas logísticos. Tais embalagens geralmente são de aço ou plástico. A decisão de investir num sistema de embalagem retornável requer estudo da quantidade de ciclos de embarques e de custos de transporte versus custos de compra e descarte de embalagem sem retorno, bem como os custos futuros de separar, rastrear e limpar as embalagens para reutilização.

Embalagem Tipo Paletes

Paletes podem ser de madeira, plásticos e refrigerados. Os paletes exigem grandes investimentos, pois se mal construídos podem se desfazer e causar avarias nos produtos. Existem estudos para aperfeiçoarem paletes de material plástico e refrigerado, uma vez que estes paletes possuem as mesmas funções dos antigos paletes de madeira, diferenciando destes por possuírem uma vida útil maior e serem mais resistentes.

Embalagem shrink-wrap

Embalagem à vácuo, executada colocando-se uma película sobre a carga unitizada de embalagens secundárias. Película essa que é encolhida por meio de aquecimento, para fazer as embalagens aderirem à plataforma como um volume único.

Embalagem stretch-wrap

Também à vácuo. Ela é executada envolvendo-se a carga a uma película plástica esticada, fazendo-se a carga rodar e ser envolvida pela película, o que resulta numa carga única, embalada sob pressão.

Após saber o tipo, confira as formas com que as embalagens podem ser transportadas.

Formas de transportar embalagens:

Unitização

Locação de um conjunto de mercadorias em uma única unidade com dimensões padronizadas. Isso facilita as operações de armazenamento e movimentação da carga sob forma mecanizada.

A unitização combina mercadoria de vários clientes em um caminhão ou contêiner, se for transporte marítimo ou intermodal, para evitar uma viagem com meia carga de produtos para um único cliente.

No armazém, a unitização de mercadorias é aplicada como parte de diferentes operações no recebimento, armazenagem, preparação de pedidos e expedição de mercadorias.

Paletização:

Utilização de plataforma de madeira ou estrado destinado a suportar a carga, fixada por meios de cintas, ou não, permitindo sua movimentação mecânica com uso de garfos, empilhadeiras ou guindastes mecânicos específicos para esse fim.

Como obedece padrões, o guindaste tem a liberdade de movimentar o palete por dois ou por quatro lados com seus garfos, permitindo ainda que a carga seja paletizada, envolvida em filme PVC transparente.

Indicado para uso em empresas de atacado, indústria e varejo.

Mariner Sling

O Mariner Sling é uma cinta flexível de material têxtil, com ligação entre as extremidades, formando quatro alças e um quadrilátero de fundo, usado no içamento e movimentação de sacarias.

Eles seguem dimensões padronizadas, contando com costura especial e base reforçada.

Essas cintas podem seguir com a carga até o destino ou apenas até o local onde os produtos serão armazenados e transportados, e então retiradas.

Big Bags

Bastante econômicos, de fácil manuseio, transporte e armazenamento, essas embalagens servem para transportar ou estocar qualquer tipo de produto. São produzidas a partir de compostos de alta resistência, como o polipropileno e o polietileno. Têm também proteção contra raios UV.

*As Big Bags são uma opção às sacarias.

Conteinerização:

Colocação de carga em contêiner, propiciando segurança no transporte, permitindo fácil carregamento e descarregamento.

Método adequado para movimentação mecânica e ao transporte por diversos equipamentos.

As opções de utilização são contêineres de 20 a 40 pés, com uma classificação específica para cada tipo de carga.

Tipos de Contêineres:

Contêiner Teto Aberto (Open Top)

Utilizado para cargas pesadas - como máquinas e equipamentos que são maiores que as dimensões da porta do contêiner e são colocadas pela parte superior, ou para mercadorias que não podem ficar totalmente fechadas.

Muitas vezes o teto é recoberto com lona enquanto é sustentado por barras de aço. Entretanto, dependendo da altura da carga, não é possível ter esse tipo de artifício, deixando o teto totalmente livre.

Os principais produtos transportados nesse tipo de contêiner são trigo e cimento.

Contêiner Térmico

Desenvolvido com o objetivo de transportar produtos sensíveis à variação de temperatura.

É utilizado, principalmente, por grandes redes de supermercados no transporte de itens frios e congelados evitando assim a necessidade do uso de caminhões refrigerados.

Container Ventilado

Como possui entradas e saídas de ar distribuídos na sua estrutura, evita a condensação do ar em seu interior.

Utilizado para transporte de frutas, legumes, manufaturados e animais vivos, por exemplo.

Contêiner Seco

Utilizado para cargas secas. É o contêiner tradicional, chamado também de dry conteiner.

Contêiner Tanque

Utilizado para cargas líquidas a granel.

Contêiner para Granéis Sólidos

Usado para cereais, pós, farinhas e açúcar.

Como você pode ver, existem muitas variáveis no momento de escolher qual embalagem e como seu produto será transportado.

QUER SE CAPACITAR PARA CONSEGUIR IMPORTAR OS SEUS PRODUTOS DE MANEIRA SEGURA?

CONHEÇA O CURSO COMPLETO DE IMPORTAÇÃO DA ACADEMIA PINHO.

Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.