Comex

Como escolher um fornecedor logístico

Kauana Pacheco 
October 3, 2022

A escolha do fornecedor logístico é a etapa mais importante para se ter sucesso em uma operação logística, seja essa operação importação ou exportação. São diversos fatores que devem ser analisados, além do custo que, erroneamente, é priorizado em BIDs e cotações no comércio exterior. 


Neste artigo será avaliado 4 sentenças que precisam ser consideradas no momento de escolha de um fornecedor logístico.


Preço baixo não garante a qualidade da entrega


E é com essa sentença que iniciamos o primeiro aspecto que deve ser analisado ao se escolher um fornecedor logístico. A palavra BID significa “dar lances” ou ofertar algo, porém analisar apenas custos, nesse leilão, pode ser uma grande armadilha para o contratante.


O baixo custo não garante a qualidade do serviço, e isso é muito sério quando se trata de logística. A escolha errada da empresa que será responsável pelo embarque, além de trazer desgastes e atrasos, pode gerar prejuízos imensuráveis nas operações. 


Por esse motivo, antes de decidir um fornecedor logístico, tenha certeza que ele terá excelência no serviço oferecido, e mais do que isso, que transmita confiança. 


Antes de realizar a operação, é difícil mensurar se a empresa é de confiança. Para não existir dificuldades posteriores, busque por recomendações, solicite referências da empresa, e examine, se o possível fornecedor, possui certificação OEA, isso garantirá que as operações da empresa são idôneas perante a Receita Federal.


E o mais importante, a análise de quanto tempo essa empresa está no mercado. Considerado o mais importante, pois através desse tópico, é possível mensurar todos os desafios e adversidades que essa empresa já enfrentou durante diferentes tempos na política, na economia, nas tecnologias e no cenário internacional.

Maturidade da empresa deve andar ao lado de tecnologia e inovação

O segundo tópico deste artigo, reconhece que a tradicionalidade e experiência devem caminhar junto com as novas tecnologias e a inovação.


O fornecedor logístico, será responsável por transmitir muitas informações ao longo dos processos, portanto, antes de escolher determinada empresa logística, garanta que ela possui tecnologia suficiente para extrair, organizar, armazenar e transformar cada dado do seu processo em informação útil, e em curto espaço de tempo.



O comércio exterior é baseado em detalhes e dados


Na escolha por um fornecedor logístico, deve ser mensurado quanto esse fornecedor está disposto a acatar as particularidades do embarque e a capacidade de considerar cada embarque como único. Afinal, em operações logísticas o volume de informações é muito grande, e de forma alguma a informação de um embarque deve ser suposta para outro.


Mas, como garantir que isso seja cumprido? Não se esqueça, que apesar de toda tecnologia que o fornecedor possa entregar, quem realizará o customer service serão pessoas pertencentes a uma equipe. Portanto, é importante conhecer e se comunicar com gestores e supervisores sobre as peculiaridades dos processos e verificar se essa equipe é capaz de suprir as demandas da empresa.


Integração é a chave do sucesso em trâmites logísticos.


A integração e comunicação entre empresas e departamentos é essencial para o sucesso de trâmites logísticos. Todas as informações devem ser claras e precisas entre fornecedor e a empresa contratante. Para tentar prever como se dará essa comunicação, busque entender quais são os procedimentos adotados pelo possível fornecedor.


Opte por fornecedores que possam te entregar a operação completa, da origem até a chegada da carga no destino, isso evitará transtornos de comunicação entre diversas empresas diferentes, além de otimizar o tempo de ambas as partes. 


Agora é com você! Já sabe como escolher um fornecedor logístico?


A Pinho é o fornecedor logístico ideal para a sua empresa, pois cumpre todos os requisitos listados acima. Possui mais de 80 anos de experiência e uma equipe de especialistas capaz de realizar desde o transporte internacional até o desembaraço aduaneiro,ainda conta com uma plataforma online capaz de organizar todos os dados em tempo real.


Compartilhe esse artigo com outros profissionais do comex!


Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.