meta name="facebook-domain-verification" content="4sprjl7ggami0o0p4f0yspb83kcwn7" />
Comex
RADAR significa Registro e Rastreamento da Atuação dos Intervenientes Aduaneiros, nada mais é do que a habilitação para que a pessoa jurídica possa operar no comércio exterior, ou seja, importar ou exportar uma mercadoria.
Esse registro é um dos documentos que garante a regularidade da empresa perante a Receita Federal, por esse motivo, o RADAR é o primeiro passo para quem está iniciando seus trâmites no comércio exterior e possui como objetivo fornecer dados contábeis, fiscais e aduaneiros em tempo real para a RFBR.
Não é possível realizar nenhuma operação seja de importação ou de exportação se não a empresa não possuir o RADAR, porque além de não ter acesso ao SISCOMEX, realizar operações sem essa habilitação é ilegal.
Mesmo existindo três tipos de modalidades, esse artigo abordará a Habilitação Expressa e como ela deve ser solicitada, uma vez que foi considerada uma inovação com uma grande redução de burocracias.
É possível emitir o RADAR Expresso em poucos cliques, o primeiro passo para solicitação é a empresa possuir o Certificado Digital do CPF e do CNPJ, que deve ser realizado junto com a Autoridade Certificadora Habilitada.
Com o seu certificado digital instalado em seu computador, utilize o ecpf para acessar o Portal Habilita e selecionar a opção “Habilitar empresa”, como indica a imagem abaixo:
Após entrar na opção de habilitação, clique em Cadastro de Intervenientes e na sequência clique em “requerer habilitação” , selecione o cnpj desejado da sua empresa (é indicado todos os CNPJs vinculados ao seu CPF).
Na sequência deve ser selecionado a opção “Habilitação Expressa” e confirmar a solicitação:
Pronto, seu radar expresso está pronto! Se restar alguma dúvida sobre o deferimento, basta consultar o termo de deferimento ou acessar a Situação de Habilitação para Operar no Comércio Exterior, disponível no site da Receita Federal.
Se você achou os procedimentos acima complicado, nós estamos a disposição para te ajudar. E não se esqueça, ao contrário da facilidade da emissão do RADAR Expresso, as operações de Comércio Exterior são de extrema complexidade, por esse motivo, é necessário uma empresa especialista que te auxilie em todos os trâmites da sua importação e/ou exportação.