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Entenda o porquê você SEMPRE deve contratar um Seguro de Carga Internacional.

Grupo Pinho
March 3, 2022

Imagine a seguinte situação.

Sua empresa encontrou um excelente fornecedor para importar um produto diferenciado.

Após essa etapa, organizou todo o processo de importação, o contêiner embarcou normalmente e chegou no destino sem nenhuma avaria.

Porém, sem você saber, durante a viagem, o comandante do navio precisou jogar ao mar alguns contêineres para garantir a segurança do navio e de toda tripulação.

E por você não ter nenhum seguro, para retirar sua carga, se faz necessário o depósito para o rateio de prejuízos. E mais, esse valor inesperado é maior do que o valor da sua mercadoria.

Se você acha essa situação absurda, é porque não conhece o conceito de Avaria Grossa - o maior perigo para quem embarca uma mercadoria sem contratar um Seguro de Carga Internacional.

O que é Avaria Grossa?

Entende-se por Avaria Grossa aquela voluntariamente declarada pelo capitão do navio com o propósito de evitar o mal maior, desde que o perigo não tenha sido causado pelo próprio comandante, tripulação ou equiparados.

Se o comandante avalia que é preciso, como no exemplo acima, jogar no mar alguns contêineres para assegurar a segurança do navio e dos tripulantes, e mesmo que a sua mercadoria chegue normalmente, os custos das mercadorias dispensadas são rateados entre todos os embarcadores do navio.

Já quem tem Seguro de Carga Internacional...

Quem tem Seguro de Carga Internacional, aciona a seguradora normalmente.

Quem não tem, precisa fazer um depósito para o armador para poder retirar a mercadoria.

Como você pôde perceber, só a explicação do perigo de ocorrer uma Avaria Grossa no transporte de quem não contratou um Seguro de Carga Internacional já é bastante válida.

Porém, não é só isso.

Ao contratar um Seguro de Carga Internacional, você terá toda a segurança necessária para o translado de mercadorias. Ou seja, terá assegurado a cobertura sobre eventuais perdas causadas por acidentes, danos e extravios, inclusive no caso de Avaria Grossa.

Importante ressaltar que a contratação de um seguro internacional, é feita de acordo com os Incoterms (International Commercial Terms).

Eles garantem os direitos e normatizam as obrigações e responsabilidades dos importadores e exportadores.

Outra informação importante dentro desse processo é a modalidade de transporte, ou seja, se será marítima, aérea ou terrestre.

Coberturas das Apólices:

O que define a cobertura sempre é a apólice. E não existe uma apólice única.

Diferentes embarcadores, no mesmo navio, podem ter a mesma mercadoria, saindo da mesma origem com o mesmo destino, mas não necessariamente as apólices serão idênticas.

Cada embarcador pode ter escolhido coberturas e negociações diferentes.

Quem podem ser de 3 modelos:

Cobertura Básica Ampla (A)

Com esse contrato, sua carga estará protegida contra qualquer dano ocasionado por fatores externos — todos aqueles presentes nas categorias B e C. Esse seguro cobre também:

• avarias e despesas de recuperação da carga;

• despesas que o segurado tiver com o transporte da carga para o local correto de entrega, quando houver erro no percurso;

• reembolso de gastos com descarga e armazenamento necessários.

Cobertura Básica Restrita (B)

Nesse contrato, sua carga terá cobertura contra:

• todas as circunstâncias citadas na Cobertura Básica (C);

• entrada de água no veículo, embarcação, local de armazenamento e container;

• terremoto e erupção vulcânica;

• inundação e transbordamentos durante viagem terrestre;

• quedas de objetos sobre o veículo e desmoronamentos durante viagem terrestre.

Cobertura Básica Restrita (C)

Já esse contrato cobre:

• incêndio, raio e explosão;

• capotagem, tombamento, colisão e descarrilamento (veículos terrestres);

• carga lançada ao mar;

• perda total ocasionada por arrebatamento marítimo;

• perda total durante operações de carga e descarga marítima;

• colisão da embarcação com objetos externos;

• encalhe ou naufrágio da embarcação.

Além delas, em todos os casos pode-se ter coberturas adicionais contratadas, como: Guerras e Greves; Embarque Aéreo Sem Valor Declarado; Adicional de Transbordo; Adicional de Classificação de Navios, entre várias outras.

O encalhamento no Canal de Suez.

Crédito: AFP

Após análise das causas, as Autoridades do Canal de Suez (SCA, na sigla em inglês), concluíram que o capitão do navio foi o grande culpado.

“As repetidas ordens do capitão em um curto espaço de tempo causaram com que a embarcação atravessasse o canal e encalhasse. Os dados da caixa preta do navio provam que o erro não foi dos mentores do Canal.”, disse o capitão al-Sayed Shuaisha, chefe do time de investigações. (Portal R7).

E o Seguro?

Com o contrato de Seguro de Carga Internacional, seja com Cobertura Básica Ampla (A), Cobertura Básica Restrita (B) ou Cobertura Básica Restrita (C), casos semelhantes têm cobertura.

Incêndio do navio MV X-Press Pearl no Sri Lanka

Crédito: AFP PHOTO / SRI LANKA AIR FORCE

Em 25 de Maio de 2021, uma explosão atingiu o navio porta-contêiner MV X-Press Pearl, ancorado próximo a Colombo, maior cidade e centro financeiro do Sri Lanka. O navio estava carregando 1.486 contêineres. Com o impacto e força das chamas, vários contêineres acabaram caindo na água. (Fazcomex)

E o Seguro?

Seja com Cobertura Básica Ampla (A), Cobertura Básica Restrita (B) ou Cobertura Básica Restrita (C), o embarcador terá cobertura em casos semelhantes.

Dicas importantes para Contratar um Seguro de Carga Internacional.

Onde contratar?

O ideal é sempre optar por contratar o seguro de uma companhia do Brasil - com isso você terá acesso mais rápido e efetivo caso tenha que tirar dúvidas e resolver questões burocráticas.

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Escolha um bom consultor de seguros:

Além de auxiliar você nas questões dos Incoterms para chegar no melhor valor e no melhor contrato, é o consultor de seguros quem auxilia todo o seu caso em uma situação de sinistro.

Por isso, escolha um bom consultor de seguros para que tenha um auxílio completo.

Cláusulas das Apólices

Fique muito atento às coberturas da sua apólice e avalie bem a necessidade de contratar uma Cobertura Básica Ampla (A), uma Cobertura Básica Restrita (B) ou uma Cobertura Básica Restrita (C).

Prazo para Contratação:

O aconselhado é ter o seu contrato de Seguro de Carga Internacional fechado sempre 24 horas antes de embargar a sua mercadoria.

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