Notícias
Que o comércio mundial está atravessando uma verdadeira revolução em termos de desburocratização nos procedimentos de fronteiras nos 162 países membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), em função do Acordo de Bali, todo mundo já sabe. Mas sempre causa surpresa quando entregas intermediárias do programa chegam no nosso dia a dia, o que acaba impactando os mais desprevenidos.
A partir de 31 de outubro, só será possível declarar as importações através da Declaração Única de Importação (Duimp), criada para substituir a Declaração de Importação (DI).
Tal substituição representa uma mudança revolucionária no processo de importação. Com a Duimp, o importador pode declarar a importação assim que o navio se aproxima do porto, eliminando a necessidade da presença física da carga. Isso permite que os órgãos anuentes parametrizem o canal de vistoria mais cedo, acelerando o processo de liberação das cargas.
Essa mudança tem o potencial de reduzir o tempo de permanência das cargas nos portos e impactar os serviços logísticos oferecidos pelos armazéns alfandegados.
Os importadores agora enfrentam decisões sobre antecipar o pagamento de impostos para retirar as cargas mais rapidamente ou adotar estratégias de planejamento tributário.
Empresários da cadeia logística devem estar atentos às oportunidades e ameaças que essa mudança traz!
Entre em contato conosco e saiba como sair na frente da concorrência!
comercial@pinho.com.br