Importação

Entenda a importância da informação em negociações internacionais

Alex Cardoso
February 5, 2020

Entenda a importância da informação em negociações internacionais

A negociação é uma forte ferramenta para ser ter melhores resultados no mundo empresarial. Além do mais, qualquer empresa ou organização pode negociar, independentemente do tamanho, segmento ou lucro. Com a globalização, cada vez mais empresas estão percebendo que é muito vantajoso fazer parte do comércio exterior, visto que importar ou exportar pode ser algo muito lucrativo. No entanto, as negociações internacionais não são simples, e para se obter êxito negociando dessa forma, é necessário saber da maior quantidade de informação possível. Quer saber mais sobre a importância de ter um bom conhecimento na hora de negociar internacionalmente? No post de hoje separamos os principais pontos sobre o assunto, confira:

Saiba o que procurar

Antes de mais nada, é necessário saber quais informações serão necessárias. Para isso, é preciso que   a empresa trace seu plano profissional, defina o público-alvo, os concorrentes e quais serão os produtos ou serviços que serão negociados. Estando com todas as metas preparadas, será mais fácil elaborar uma estratégia e, consequentemente, obter mais êxito em uma negociação.

Faça uma análise do mercado internacional

É essencial que se faça uma análise do mercado internacional antes de realizar uma negociação, visto que, a partir deste estudo, é possível obter informações importantes sobre o comércio exterior, como as questões políticas e econômicas de uma região ou país, as leis, tarifas tributárias, barreiras alfandegárias, barreiras não tarifárias, costumes, normas, tendências, entre outros. Quando o negociador tem todas essas informações, ele passa a se sentir mais seguro na hora de negociar, e a segurança é um dos pilares principais para que uma negociação tenha sucesso.

Tenha conhecimento da cultura

Cada povo tem uma cultura diferente, com seus aspectos próprios. Alguns são mais falantes, outros mais calados, podendo ser amigáveis, ou frios. Características como idioma, vestimenta, hierarquia e trejeitos, impactam diretamente na forma de se negociar, podendo aproximar ou afastar as partes envolvidas. Por causa disso, antes de enviar um negociador para um determinado país, é fundamental que haja uma boa preparação, com muita pesquisa e estudo.

Conheça o perfil do negociador

A peça mais importante de uma negociação é o negociador. Dito isso, o profissional deve estar atento a tudo que acontece ao seu redor, além dos assuntos que envolvem a outra parte. No seu perfil deve ter uma boa personalidade, grande perspicácia e ótimas habilidades de comunicação. Dessa maneira, ter conhecimento dos perfis dos negociadores é muito útil, seja na teoria ou na prática, porque isso permite que uma estratégia seja elaborada para enfrentar situações diversas durante um negócio. Quando se sabe o estilo da outra parte envolvida, suas ações podem ser previstas.

Colete referências

Outro ponto importante que influencia em uma negociação é ter boas referências. Fazer uma boa coleta de dados e saber questões importantes como quais os preços mais baixos, ou rentáveis, do produto ou serviço que o empresário deseja, além de conhecer em quais países eles são ofertados, evita que o negociador tenha más surpresas durante uma negociação, visto que ele já saberá como está funcionando o mercado externo, e as chances de se arrepender antes e depois de concluir um negócio são poucas.

O comércio entre diferentes países garante benefícios para o crescimento das economias, além de proporcionar melhores preços para a sociedade como um todo. Tal mercado engloba desde os bens tangíveis, até a exportação e importação de mão de obra e serviços. Para obter ainda mais êxito nas negociações internacionais, é preciso estar atento a todas informações possíveis. Converse conosco para entendermos melhor como podemos ajudar a sua empresa nessa coleta de dados, visite nosso site agora mesmo e envie seu contato.

PR

SP

SC

Onde estamos