Comex

Grupo Pinho participa do Meeting Comex 2022

Grupo Pinho
October 3, 2022

Grupo Pinho participa do Meeting Comex 2022

Esse é o principal evento de comércio exterior da região Sul do Brasil

Na quarta-feira, 13 de abril, a diretora financeira e administrativa do Grupo Pinho, Luanna Souza, e o Gerente de Desenvolvimento de Negócios, Edinelson Marques, participaram do Meeting Comex 2022. Já consolidado como o principal evento de comércio exterior da região Sul do Brasil, o evento tem a proposta de compartilhar informações, fomentar networking e prospectar negócios.

Na palestra “Santa Catarina, um Estado de oportunidades para negócios globais”, Mario Cezar de Aguiar ressaltou a importância das empresas aduaneiras entenderem as características, legislação, cultura e idioma de cada país. “O pessoal de Israel quer resolver tudo no mesmo dia, já o pessoal dos Emirados Árabes querem uma aproximação, uma conversa. É diferente, é preciso conhecer essas culturas”, explicou.

Em função da restrição de convivência em grupo, a Covid-19 mudou a forma de consumo das pessoas e a indústria precisou adaptar-se. A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) reuniu especialistas, lideranças nacionais de grandes empresas e desenvolveu o Programa Travessia para entender as tendências que a pandemia estava impondo para o consumo catarinense. Foram definidos quatro pontos cardeais:

  1. Reinvenção da economia: as empresas precisavam tornar-se mais competitivas, inovadoras e adaptadas ao novo estilo de consumo.
  2. Ambiente institucional favorável: Precisamos ter segurança jurídica e decisões claras perante o mercado.
  3. Infraestrutura adequada: Joinville recebeu do governo estadual R$ 61 milhões para investir em infraestrutura para o Comércio Exterior.
  4. Capital para empreender: Empresas dispostas a investir e fazer a diferença no Comércio Exterior.

O próximo passo do Programa será analisar quais são os produtos internacionais mais competitivos e tornar-se referência nacional de sustentabilidade. Atualmente, Santa Catarina ocupa o 2º lugar no ranking de competitividade. Confira os principais setores de importação e exportação:

Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.