Notícias

O que levaria um jovem a buscar profissionalização em Comércio Exterior?

Grupo Pinho
October 3, 2022

O que levaria um jovem a buscar profissionalização em Comércio Exterior?

Trabalhar com cotações, negociações internacionais, logística, gestão e consultoria sobre processos de importação e exportação são apenas algumas das possibilidades dentro do Comércio Exterior (Comex). A diversidade nas áreas de atuação torna o segmento ideal para se obter diferentes experiências de trabalho e enriquecer o currículo.

Diante desse contexto, o cenário parece promissor, sobretudo, para pessoas mais jovens que enfrentam os desafios próprios de sua época, como o de escolher qual profissão seguir. As inseguranças com essa tomada de decisão costumam ser frequentes, ainda que compreensíveis. Afinal, a carreira profissional se conecta diretamente com as realizações da vida adulta, das emocionais até as materiais.

No que diz respeito ao Comércio Exterior, além da empregabilidade, tem-se como vantagem a solidez da profissão, que surgiu nas antigas civilizações durante negociações marítimas, e se transformou conforme o avanço da globalização. Atualmente, funciona como um dos pilares da economia global ao viabilizar a relação comercial entre países e, consequentemente, incentivar o aumento na produção de bens e serviços.

Como trabalhar com Comex

Quem escolhe o Comércio Exterior como área de atuação dispõe de uma lista com possíveis ocupações, que inclui, por exemplo, cargos de analista, consultor, despachante e gestor. Mas, consequentemente, a variedade de funções reflete na abrangência da formação profissional.

Independentemente de possuir uma graduação ou um diploma técnico ou de especialização, trabalhadores do segmento de Comex devem praticar a educação continuada. Isso significa manter um estado constante de atualização, especialmente nos temas transversais mais presentes no dia a dia, como economia, legislação, marketing internacional e administração.

Além do investimento em conhecimento técnico, é preciso desenvolver habilidades inerentes à carreira: soft skills, segundo idioma e tecnologia. A capacidade de acessar e dominar esses recursos beneficia as negociações e ajuda a destacar a competência profissional, fator necessário para avançar e ocupar cargos de maior prestígio.

Mercado de trabalho

Quando há a plena compreensão de que a formação em Comércio Exterior apenas inicia uma jornada de contínua profissionalização, se obtém benefícios significativos para a carreira. O principal deles diz respeito à estabilidade.

Mesmo durante os anos de recessão econômica, causados pela pandemia global da Covid-19, os números de profissionais do Comex se mantiveram estáveis, segundo dados do Ministério do Trabalho e da Educação. Tal estatística revela, ao mesmo tempo, a maturidade do setor e a segurança dos seus trabalhadores.

A confiança alcança, ainda, a remuneração. Estimativas apontam que a média salarial de cargos iniciais varia entre dois salários mínimos. Isso permite que, no começo da carreira, o profissional consiga capitalizar o seu futuro com cursos de atualização, fundo de investimentos e, até mesmo, uma previdência privada.

Geralmente, as oportunidades de crescimento tendem a surgir conforme a expertise profissional. Fato é que as chances existem, pois até as organizações de médio e pequeno porte estão abrindo espaço para profissionais de Comex, em razão da necessidade de realizar operações internacionais e expandir os modelos de negócios.

Fonte: Comex do Brasil

Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.