Importação

Os 4 maiores desafios para quem quer começar a importar

Alex Cardoso
February 5, 2020

Os 4 maiores desafios para quem quer começar a importar produtos

Muitas empresas nacionais têm vontade de começar a importar produtos, mas desconhecem os cuidados que são necessários nessa prática. Outras deixam de entrar nesse mercado porque desanimam diante das dificuldades que encontram.

Para alertar a respeito dos obstáculos e mostrar que, muitas vezes, eles podem ser contornados, preparamos esse post, com 4 dos desafios que poderão ser encontrados na hora de importar produtos.

Alta do dólar

O preço do dólar subiu nos últimos meses e isso afeta bastante quem importa ou está interessado em importar, pois estas transações acabam se tornando bem mais caras. Isso impacta nos preços dos mais variados produtos, tanto aqueles que são importados diretamente quanto os que dependem de insumos provenientes de outros países.

No entanto, uma gestão de logística bem feita, com estoques bem organizados e compras feitas em volumes maiores nas épocas em que o valor das moedas estrangeiras caem, pode amenizar um pouco os efeitos dessa elevação.

Deficiências na infraestrutura brasileira

O Brasil é um país extenso com diversas estradas mal cuidadas, que usa pouquíssimo o transporte ferroviário e com diversos portos precisando de melhorias. Isso tudo dificulta tanto na hora de exportar, quanto na hora de importar.

Além disso, muitas vezes, ocorrem problemas nos portos, na hora de receber e de estocar mercadorias, o que causa transtornos e prejuízos para as empresas que vendem para o Brasil.

Esse tipo de problema é difícil de lidar, mas com bons conhecimentos sobre os portos e os processos de transporte e de importação, as empresas podem tomar decisões mais acertadas.

É importante selecionar bem por onde farão a importação, quem serão seus parceiros, além de levar em conta esses problemas de infraestrutura na hora de estipular prazos e quantidades.

Altos impostos e a burocracia nacional

No Brasil, é comum as mercadorias ficarem barradas por longos períodos, além de receberem taxas portuárias e impostos muito elevados. Isso acaba encarecendo os produtos e se tornando um obstáculo às importações.

Entretanto, na hora de importar, as empresas podem procurar oportunidades para minimizar essas questões. Existem incentivos para determinados segmentos que reduzem ou dão até isenção de alguns impostos, além de tratados que o Brasil possui com diversos países que permitem reduzir esses custos. Vale a pena fazer uma pesquisa a respeito para identificar oportunidades de importar produtos com custos menores.

Dificuldades no controle financeiro

Na hora de importar, muito dinheiro é envolvido. Isso torna importante que as empresas analisem de perto os custos que possuem com isso, além de planejar seus futuros gastos, observando taxas de juros e de câmbio.

É essencial que essas dificuldades não representem um desânimo, mas sejam encaradas como cuidados necessários para aumentar suas chances de sucesso.

PR

SP

SC

Onde estamos