Business

Porquê algumas habilidades sociais são tão importantes?

Rosa Ferreira de Souza
October 3, 2022

Não resta dúvida que grande parte do êxito na vida de uma pessoa está baseado na sua capacidade de relacionar-se com os outros. Os conhecimentos técnicos, o esforço, a persistência e a determinação são importantes para o nosso desenvolvimento. Entretanto, é através das relações interpessoais que conseguimos alcançar nossos objetivos.

Existe uma infinidade de pessoas que têm muita capacidade e habilidades impressionantes. Entretanto, apesar de tudo, não conseguem prosperar, tão pouco estabelecer relacionamentos estáveis, de uma maneira saudável.

Para saber como preservar bons relacionamentos é necessário primeiro, entender a importância de algumas habilidades sociais fundamentais. Graças a elas, somos capazes de estabelecer e manter adequadamente nossos vínculos de amizade, amor e companheirismo com as pessoas que estão ao nosso lado.

As relações humanas são ações e atitudes vivenciadas quando as pessoas entram em contato entre si, formando grupos de dois ou mais indivíduos. É essa convivência que garante o nosso desenvolvimento psíquico-emocional.

Constantemente nos relacionamos com outras pessoas. Por mais independente que sejamos ou desejemos viver isolados, isso não é algo que se possa conseguir de uma maneira natural.

Alguns estudiosos costumam afirmar que “o individuo não existe sem o coletivo”, mas o que significa isso?

Partindo-se do principio que o homem é um ser social, uma das maneiras de se estudar o ser humano é analisando-se sua performance no âmbito coletivo.

Portanto, como seres sociais, devemos adquirir uma série de habilidades que nos permitam viver em harmonia com outras pessoas, convivendo com os demais de uma maneira satisfatória e emocionalmente saudável.

Desde o nascimento, precisamos da ajuda de uma outra pessoa para garantir a nossa sobrevivência. É a primeira etapa do nosso desenvolvimento social. Nessa fase, o recém-nascido é totalmente dependente do outro para sobreviver. Ele precisa

de alguém ao seu lado que garanta a satisfação das suas necessidades básicas essenciais.

A medida que esse individuo vai se desenvolvendo intelectualmente, ou seja, adquirindo mais conhecimento, ele se torna cada vez mais independente e já não precisa tanto da ajuda de outra pessoa para satisfazer suas próprias necessidades.

Algumas pessoas se enganam achando que a independência é o auge do desenvolvimento social. Outras passam a vida se esforçando para conseguir a tão almejada independência a qualquer custo. No entanto, elas esquecem que algumas necessidades humanas fundamentais não podem ser satisfeitas quando o individuo está só.

Como alguém que está sozinho, pode sentir-se amado, compreendido, reconhecido ou admirado? Como compartilhar momentos de alegria, de entusiasmo e realização, quando se está só? E mesmo que tenhamos muitas pessoas ao nosso lado, se não soubermos como nos relacionar de uma maneira adequada, teremos as mesmas dificuldades das pessoas que vivem isoladas ou podemos encontrar problemas ainda maiores.

Não saber como nos relacionar, pode nos afastar das pessoas que amamos. E alguns desses problemas nos relacionamentos podem se tornar perigosos, causando danos algumas vezes irreversíveis.

Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.