Economia
É possível recuperar impostos de importação?
A tributação é uma das fases mais complexas da importação. São no mínimo 5 tributos obrigatórios, sendo 4 federais (II, IPI, PIS/PASEP, COFINS) e 1 estadual (ICMS) e mais algumas taxas e contribuições que devem ser pagas à Receita Federal. Através de uma equipe especializada que realize uma análise técnica, é possível aproveitar oportunidades tributárias e maximizar os lucros da empresa recuperando os impostos listados acima.
Muitas empresas acabam pagando tributos excessivos por desconhecer a operação ou por não possuir equipe e fornecedores qualificados da área. A recuperação de impostos se dá através da restituição, ou seja, da devolução do capital pago erroneamente. Essa situação pode ocorrer por diversos motivos, como o cálculo feito de forma equivocada, o pagamento sem necessidade ou quando existe a cumulatividade de impostos - situação em que impostos possuem mais de um fato gerador, quer dizer, pago em duplicidade.
Além da restituição, é possível reduzir o valor dos tributos através de isenção ou suspensão, essa situação ocorre quando há benefícios fiscais. O governo oferece esse incentivo aos importadores com o objetivo de trazer desenvolvimento ao país, formando um ciclo virtuoso: mais empregos, mais renda e mais investimentos estrangeiros ao país.
Atualmente, há diversos benefícios que fomentam a balança comercial, economia interna e infraestrutura nacional. Esses incentivos favorecem os setores industriais, portuários e aeroportuários, tecnologia e comunicação. Há diversos tipos de incentivos fiscais e os mais conhecidos são:
Além de conseguir entrar com teses tributárias, de acordo com cada peculiaridade de cada importação. Sua importação pode recuperar algum imposto já pago?
Entre em contato conosco para consultar.