Comex

Redução de custo para Fertilizantes

Alex Cardoso
February 5, 2020

Comunicamos que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, baseado nas Instruções Normativas MAPA 39/2017 e 46/2016, iniciou projeto piloto para análise e o deferimento remoto de processos de importação de fertilizantes minerais a granel. Entre os produtos objeto deste projeto estão os fertilizantes minerais e corretivos agrícolas de natureza não orgânica, a granel (inclusive conteineirizados em big bags) e destinados a indústria como matéria prima, tais como a uréia, o cloreto de Potássio, MAP – fosfato monoamônico, DAP – fosfato diamônico, enxofre, dentre outros.

Neste projeto, esta categoria de cargas serão enquadradas em um procedimento intermediário de fiscalização (mais conhecido como canal amarelo) em que haverá a análise documental obrigatória e, para os casos em que não for constatada inconformidades, tais cargas terão dispensadas a vistoria, conferência e inspeção sanitária, fitossanitária e de qualidade.

Relembramos que as importações de fertilizantes em contêineres pelo Porto de Paranaguá representam cerca de 70% do volume nacional e a TCP, com orgulho, além de realizar as operações com excelência, contribuiu ativamente para que este projeto piloto fosse implementado pelo MAPA.

A estimativa da TCP é por um menor tempo de nacionalização e consequentemente redução dos custos da cadeia logística deste importante segmento. O Time Comercial da TCP possui soluções customizadas para operações de fertilizantes, especialmente operações de cross docking e gestão de devolução do contêiner vazio já descontaminado.

Clique aqui para obter mais informações.

PR

SP

SC

Onde estamos