meta name="facebook-domain-verification" content="4sprjl7ggami0o0p4f0yspb83kcwn7" />
Logística
Ao longo dos nossos mais de 80 anos no setor de logística, importação e exportação, o Grupo Pinho teve a oportunidade de fazer parte de projetos grandiosos. E justamente por termos uma vasta experiência em todas as etapas de importação de produtos e maquinários de grande porte, temos a honra de realizar toda a logística de importação das peças e máquinas da nova fábrica da Klabin: o Projeto Puma II.
O complexo industrial localizado em Ortigueira, no Paraná, terá duas etapas de expansão até 2023, contando com a construção de duas inovadoras máquinas de papel.
O projeto fará da Klabin a primeira empresa do mundo a produzir o papel Eukaliner, do qual já possui a patente. Junto ao White Top Kraftliner, os papéis exigem menos gasto energético para serem produzidos e possuem resultados até 20% superiores que os atuais produtos do mercado.
O grande diferencial do nosso trabalho é que além da expertise com desembaraço, uma etapa muito delicada que exige muito cuidado e conhecimento, conseguimos atender em todo o processo de importação. Ou seja, cuidamos da carga até ela ser entregue no destino final. Se tratando de maquinários de grande porte, ter esse controle total faz toda a diferença, mas exige muito conhecimento e expertise.
Dentre os equipamentos importados, existem muitos itens com excesso de dimensões e/ou peso, e para esses itens o planejamento e engajamento dos intervenientes é essencial. Existe uma complexidade grande no que refere-se ao transporte e movimentações destes itens com pesos que chegam a 100 (cem) toneladas e mais de 40 (quarenta) metros de comprimento, explica Rafael Anaya, Supervisor do Grupo Pinho do Projeto Puma II.
Se faz necessário um olhar crítico e atento ao detalhe, para prever o que pode ocorrer e tentar antecipar todos os possíveis gargalos, antes mesmo de coletar este material no exterior. Tudo precisa estar bem alinhado, a coleta na fábrica, o embarque no porto de origem, a descarga no porto de destino, a liberação aduaneira no porto de destino, e a coleta no porto até a fábrica da Klabin.
Um dos pilares do Grupo Pinho foi sempre trabalhar com grandes parceiros e antes de chegarmos no Projeto Puma II, em 2019 fizemos um trabalho minucioso no Projeto Eldorado, desenvolvido pela Andritz - e que depois de finalizado, fomos contratados novamente para os projetos seguintes.
Após a Klabin contratar a Andritz no Projeto Puma II para a montagem de 5 linhas da fábrica, o Grupo Pinho foi o escolhido pela Andritz como fornecedor logístico, sendo responsável total no desembaraço e com um time In House (dentro da Andritz) em toda a parte logística com responsabilidade compartilhada.
A Andritz Pulp & Paper é uma empresa austríaca de engenharia de instalações, referência e líder mundial no fornecimento de sistemas, equipamentos e serviços para a produção de celulose, papel, tissue e cartão. A Andritz atua também na manutenção completa de fábricas, otimização, modernização e reconstrução de equipamentos, peças de reposição e suporte técnico de campo.
Após a execução planejada, a Andritz faz o pedidos dos itens para os fornecedores no exterior (alguns casos a Andritz da Finlândia compra e vende para Andritz do Brasil).
E é após essa etapa que nós entramos.
Todo e qualquer projeto demanda muita organização. É um desafio para a Pinho, contribuir com o cliente para organização e planejamento de ações, a fim de otimizar os embarques de importação, encontrando a forma mais eficaz de conduzir o processo, com objetivo de atender o resultado macro e não somente uma demanda isolada, agregando produtividade e quando possível, reduzindo custos finais dentro do projeto todo, ressalta, Anaya.
Assim que os fornecedores emitem os documentos necessários para o envio ao Brasil, a equipe In House da Pinho recebe esses documentos e verifica minuciosamente.
As etapas constituem em:
AS ETAPAS ANTES DO EMBARQUE:
Mesmo esses produtos já tendo uma classificação fiscal pré estipulada, a Pinho faz a análise dessa documentação e ajusta, caso necessário.
Para fazer a validação, a equipe da Pinho conversa com a engenharia e todas as áreas envolvidas no processo para entender e trazer a melhor classificação de todas as peças e deixar a documentação de acordo.
Outro detalhe que definimos é verificar se qualquer importação tem restrição de embarque, para proceder de acordo com as normas.
Na sequência, a Pinho também verifica a disponibilidade do agente de carga para carregar o produto a ser importado.
Se faz necessário um olhar crítico e atento ao detalhe, para prever o que pode ocorrer e tentar antecipar todos os possíveis gargalos, antes mesmo de coletar este material no exterior. Tudo precisa estar bem alinhado, a coleta na fábrica, o embarque no porto de origem, a descarga no porto de destino, a liberação aduaneira no porto de destino, e a coleta no porto até a fábrica da Klabin, explica Anaya.
AS ETAPAS DURANTE O EMBARQUE:
Após o time In House aprovar o embarque, acompanhamos a efetivação do embarque e, juntamente com o time de desembaraço, fazemos o compilado de documentos para que tudo ocorra conforme planejado.
Para ter o controle e a segurança total do processo, o time de desembaraço faz um double check nesses documentos, complementando o trabalho do time In House. Após o double check, seguimos para o acompanhamento para a liberação aduaneira dessa carga.
Nessa etapa, como afirma Anaya, enquanto comissária de despachos, um grande desafio é a quantificação de equipe para atendimento, visto que trata-se de um projeto temporário e que possui curvas onde o volume de embarques sofre um incremento. "Isso, nos obriga a ter pessoas qualificadas para atender os picos, mas encontrar uma forma de aproveitar este recurso em momentos de menor volume, sem a necessidade de abrir mão deste colaborador, visando sempre reter pessoas talentosas e diminuir o turnover, o que garantirá ao cliente maior qualidade".
AS ETAPAS NA CHEGADA DA CARGA:
Na chegada da carga, inicia-se a liberação aduaneira com um trabalho de interação com perito e Receita Federal, auxiliando de forma próxima para liberação ocorrer sem problemas.
A Pinho além de um interveniente neste processo de importação, é também o representante legal do importador, portanto, a empresa que é uma das “vozes” do importador frente aos órgãos anuentes.
Muitas vezes, somos também um elo entre o importador e os órgãos governamentais para alinhamentos, dada a característica particular desses embarques, e precisamos explorar a expertise que temos para executar processos de forma adequada, que atendam a necessidade do cliente e estejam em conformidade com as normativas legais, destaca Anaya.
Ainda durante a liberação, a Pinho trabalha para o acompanhamento e planejamento do transporte rodoviário dessa importação junto com a transportadora.
Esse trabalho é feito para otimizar o transporte já que é preciso entender qual é o processo e qual a dimensão da carga para ter caminhões adequados a cada carregamento. O nosso objetivo é otimizar o espaço nesse transporte com um melhor uso dos veículos.
Nesse procedimento, também é preciso entender qual modalidade de transporte precisa ser feita e assim, auxiliar o transporte rodoviário nessa questão.
Finalizada essa etapa com a entrega no destino, finalizando o processo com sucesso.
Detalhe importante: No caso dos processos de importação com a Andriz, não temos a devolução do contêiner vazio, pois a empresa tem contêiner próprio.
Poder realizar esse trabalho, de extrema responsabilidade, também traz muita satisfação a todos que fazem parte do Grupo Pinho. Como comenta Rafael Anaya:
Acredito que o mais gratificante é você saber que fez parte de um projeto muito complexo e robusto - esta será uma das maiores fábricas de celulose do mundo - e que a sua participação contribuiu para que este projeto prosseguisse rumo à concretização.
Para saber mais sobre o Projeto Puma II, assista ao vídeo abaixo!