Exportação
Em um mercado global com livre comércio, é comum ver economias muito especializadas, cada uma produzindo bens específicos com base nas vantagens competitivas, incentivos e recursos disponíveis.
Simplificando o comércio mundial
No site VisualCapitalist, você consegue visualizar um infográfico muito interessante que nos ajuda a ter uma noção dessa especialização, observando as principais exportações de todos os países do mundo. É uma maneira simples, mas reveladora, de ver quais países são maiores em produzir cada produto.
Para começar, aqui está uma relação dos países, com base nas principais categorias de exportação:
Nota: O conjunto de dados é do Observatório de Complexidade Econômica (2015)
Em um nível alto, fica claro que a grande maioria das exportações é derivada de recursos naturais. Combustíveis, metais, minerais e produtos orgânicos compõem mais da metade de todas as principais exportações. Enquanto isso, alimentos e produtos, que incluem commodities como açúcar, café, peixe e soja, também poderiam ser classificados dessa maneira - e eles representam 18,7% das principais exportações.
A visualização de regiões específicas com base nesse conceito também pode fornecer algumas informações.
Nos traz uma noção de quão desenvolvidas as economias estão em uma determinada área - e também mostra quais recursos são abundantes e demandam dessas regiões.
O petróleo é um grande negócio no Oriente Médio. Existem algumas exceções: as principais exportações de Israel são diamantes, a Jordânia é fertilizante e o Líbano é especializado em jóias. Os dados mais recentes da Síria, devastada pela guerra, mostram sementes de especiarias nas principais exportações.
Enquanto isso, a Europa abriga muitas economias desenvolvidas, focadas em bens de valor agregado, muitas delas no setor de transporte. Os carros são a principal exportação para nove países aqui, e as peças de veículos também são a principal exportação para outros lugares, como Polônia ou Romênia.
Curiosamente, a França se destaca aqui, com suas principais exportações relacionadas ao setor aeroespacial.
Se observarmos a Ásia, veremos também alguns contrastes interessantes.
A Coréia do Sul é especializada em circuitos integrados, enquanto seus vizinhos do norte vendem briquetes de carvão (principalmente para a China) como uma das principais exportações. Também pode ser surpreendente ver economias como a Tailândia e oVietnã tendo as principais exportações, como computadores e equipamentos de transmissão.
Para mais informações sobre exportações, entre em contato conosco.