Notícias

Resumo de Notícias da Semana 41

Grupo Pinho
October 3, 2022

Exportação de soja do Brasil caminha para alta em outubro no comparativo anual

As exportações brasileiras de soja devem encerrar outubro em alta, no comparativo anual, caso a média diária de embarques se mantenha até o fim do mês, enquanto as vendas externas de carne bovina podem recuar em meio à suspensão de compras da China.

Créditos: Reuters

Dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira mostram que a média diária de exportação de soja alcançou 206,79 mil toneladas até a terceira semana de outubro, alta de 70% ante 121,11 mil toneladas embarcadas ao dia no mesmo mês completo do ano passado.

Com isso, o Brasil, o maior produtor e exportador global da oleaginosa, enviou 2,067 milhões de toneladas de soja para o exterior no acumulado deste mês. O volume já se aproxima dos 2,422 milhões exportados em todo o mês de outubro de 2020, e esta marca pode ser superada ao longo da semana.

Movimentação portuária cresce 7,5% de janeiro a agosto 

O setor portuário movimentou 809,8 milhões de toneladas até agosto de 2021. Isso representa um crescimento de 7,5% em comparação com o mesmo período de 2020 (753,6 milhões de toneladas). Os dados são da Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da ANTAQ.

Em relação aos perfis de carga, o granel sólido (58,4% do total) apresentou um crescimento de 3,5% em comparação com o mesmo período do ano passado, atingindo uma movimentação de 472,8 milhões de toneladas. O granel líquido teve um total de 209,3 milhões de toneladas (25,9% do total) e apresentou até agosto de 2021 aumento de 12,2% em relação a jan-ago de 2020. Carga Geral Solta (4,9% do total) cresceu 15,4%, chegando a 39,7 milhões de toneladas.

Terminal de contêineres de Paranaguá movimenta maior volume mensal de carnes e congelados na história

Foram 20.709 TEUs refrigerados movimentados em agosto, o melhor mês da história da companhia. Estrutura necessária poderia fornecer energia para uma cidade inteira.

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) terminou o mês de agosto com a maior movimentação de cargas refrigeradas da sua história: foram 20.709 TEUs (unidades de contêiner de 20 pés). O alto volume é também o maior número de cargas refrigeradas já movimentado por qualquer terminal de contêineres brasileiro em um único mês, e foi impulsionado pelo mercado de carnes de frango, principal commodity movimentada pela TCP.

Exportações de manga superam expectativas e são recordes em Setembro 

As exportações brasileiras de manga estão batendo recorde em 2021. Em setembro, segundo dados da Secex (Secretaria de Comércio Exterior), o Brasil exportou 42,1 mil toneladas da fruta, aumento de 95,8% em relação a agosto e de 19% frente a setembro de 2020.

Créditos: Datamarnews

Tradicionalmente, os maiores volumes são exportados neste período, quando aumenta a produtividade no Vale do São Francisco (PE/BA). Contudo, setembro superou as expectativas e registrou o melhor desempenho para o mês em toda a série histórica do Hortifruti/Cepea, iniciada em 2003, registrando o maior volume de envios de 2021. Em receita, foram arrecadados US$ 37 milhões, acréscimo de 87,8% frente ao mês passado.


Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.