Notícias

Resumo de Notícias da Semana 46

Grupo Pinho
October 3, 2022

China libera importação de carne bovina do Brasil certificada antes do embargo

As autoridades chinesas liberaram a importação de lotes de carne bovina que foram certificados antes do embargo do dia 4 de setembro, informou nesta terça-feira (23) a Administração Geral de Alfândegas da China (GACC, na sigla em inglês).

Por outro lado, a suspensão das exportações da proteína do Brasil ao país asiático continua em vigor e completa 80 dias nesta semana.

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) avalia que a decisão libera pouco mais de 100 toneladas de carne bovina brasileira que se enquadram nessa situação. As cargas já estavam a caminho do país asiático quando houve a suspensão da importação.

A suspensão, determinada pelo próprio governo brasileiro, atendeu a um protocolo sanitário firmado com a China, que prevê a interrupção do comércio em caso de identificação da doença.


(foto: Mary Winchester/Unsplash)

Governo anuncia redução de impostos de importação de produtos de higiene pessoal

O Ministério da Economia informou que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) optou diminuir de 12% para 10% a alíquota do Imposto de Importação sobre os absorventes e fraldas. De acordo com o Ministério, deve haver a redução de 8% para 7% a alíquota do imposto de importação incidente sobre o produto químico que é um dos principais insumos desses dois itens de higiene pessoal.

A Camex também aprovou a diminuição do Imposto de Importação sobre um dos principais insumos desses produtos, conhecido como SAP. A alíquota sobre a compra deste item de fornecedores estrangeiros baixou de 8% para 7%.

De acordo com a pasta, a decisão ajudará a resolver o problema da falta de acesso a produtos básicos de higiene por parte da população.

(foto: Agência Brasil)

Importação de energia cresce 63% após crise hídrica no Brasil

A crise da água fez as importações de eletricidade dispararem. A falta de chuvas tem levado o Brasil a comprar mais energia de países vizinhos como Argentina e Uruguai, em contraste com menos importações do Paraguai, cuja usina binacional de Itaipu também sofre com a escassez hidrológica. Os especialistas acreditam, porém, que esse ritmo tende a diminuir com a perspectiva de mais chuvas, aumento do nível dos reservatórios e maior geração das hidrelétricas.

Dados do Ministério da Economia mostram que de janeiro a outubro de 2021 as compras de energia elétrica cresceram 63,8% em relação ao mesmo período do ano passado.

O cenário deste ano contrasta com o do ano passado, quando as importações de eletricidade caíram 4,8% de janeiro a outubro, em comparação com o mesmo período de 2019. No ano pré-pandêmico, as importações de eletricidade caíram 11%.

(Foto: O petróleo)

Porto de São Francisco revitaliza estrutura ferroviária interna à espera da safra recorde de soja

A próxima safra de soja no Brasil, que começa no início de 2022,promete ser a maior da história. Por isso, o Porto de São Francisco do Sul se antecipou e concluiu, esta semana, as obras de melhoramentos para a recepção do cereal pelo modal ferroviário.

O setor que recebe os trens, no Terminal Graneleiro, passou por uma ampla revitalização que incluiu a reforma na balança ferroviária, nivelamento da plataforma e a manutenção da moega, que é a estrutura na qual são descarregados os vagões.

Desde a moega, os grãos são direcionados para os armazéns ou navios, por uma esteira chamada correia transportadora. O elevador que transporta os cereais também recebeu melhorias: a ‘gaiola’ foi substituída e toda a estrutura de 27 metros de altura, modernizada.

(Foto: Datamarnews)

Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.