Notícias
Município abriga maior Porto da América Latina. Navios da Marinha estarão abertos para visitação.
Santos comemora os seus 477 anos de história, sendo um dos municípios mais antigos do Brasil. No dia 26 de janeiro de 1839, deixou de ser Vila para tornar-se cidade. Com cerca de 400 mil habitantes, possui praias e paisagens naturais, além de abrigar o maior Porto da América Latina. Hoje, o município é muito importante para a economia do Brasil. Saiba mais sobre o momento histórico que vive o Porto de Santos, que, em 2 de fevereiro, também completará 131 anos!
Em 2022, o Porto de Santos movimentou 162,4 milhões de toneladas de carga, com um crescimento de 10,5% em relação ao ano anterior. Desde 2019, a Santos Port Authority (SPA) vem batendo recordes sucessivos. Em quatro anos, a expansão acumulada é de 22%, o que representa uma média de crescimento de 5,1% ao ano.
Outro recorde é com relação a movimentação de contêineres, que atingiu 5 milhões de TEU (unidade equivalente a 1 contêiner de 20 pés) no ano. Sendo assim, o Porto de Santos está perto de atingir a sua capacidade máxima para movimentação de contêineres, que é de 5,3 milhões de TEUs/ano. Para retirar o risco do Porto operar no seu limite de capacidade, foi aprovado o desenvolvimento de um novo terminal de contêineres, STS 10, que aumentará a capacidade em 2,3 milhões TEU/ano.
Para aumentar a segurança da comunidade e a eficiência operacional das ferrovias que atendem o Porto de Santos, em 16 de janeiro, foi inaugurada uma passarela para acesso ao terminal de passageiros da travessia Santos – Vicente de Carvalho (Guarujá). O projeto é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Santos, a SPA e a Rumo, que realizou a doação da obra, com investimentos estimados em cerca de R$ 20 milhões.
Na tarde desta sexta-feira (27), quatro navios da Marinha do Brasil atracarão no Porto de Santos e permanecerão até a manhã de segunda-feira (30), quando retornam ao Rio de Janeiro. No domingo (29), das 9h às 17h, os navios estarão abertos para visitação. A entrada será pelo cais da Marinha (sede da Capitania dos Portos de São Paulo), entre os Armazéns 27 e 29, final do canal 4, próximo ao Terminal de Passageiros Concais, no bairro Macuco.