Comex

Veja como encontrar fornecedores confiáveis

Alex Cardoso
February 5, 2020

Veja como encontrar fornecedores confiáveis

A gestão de uma empresa deve estar baseada em vários pilares e um dos mais importantes está relacionado aos fornecedores. Encontrar fornecedores confiáveis é essencial não só pela qualidade da mercadoria, mas também pela entrega na data e na quantidade combinada. Muitos empresários acabam tendo problema em todo seu processo produtivo quando não possuem fornecedores confiáveis, assim é necessário observar alguns cuidados para evitar problemas.

Faça pesquisa

A busca por fornecedores pode ser feita em feiras e eventos, catálogos ou revistas da área e também na internet, que fornece várias possibilidades e muitas informações. Além disso, câmaras de negócios e associações comerciais também podem ser uma boa fonte em sua procura.

Defina seus planos

Se a empresa ainda não possui fornecedores confiáveis ou está procurando aumentar a sua base, é importante que os responsáveis pela área de compras sejam consultados. É preciso definir uma estratégia baseada nas vantagens e desvantagens de cada fornecedor que a empresa já tenha e, com isso, definir a necessidade de outros fornecedores. Existem empresas de consultoria especializadas em fornecer análises e traçar perfil de potenciais fornecedores.

Conheça melhor os seus fornecedores

É preciso conhecer a fundo os seus fornecedores. Todos os dados relativos ao fornecedor deverão ser inseridos em uma planilha. Além dos dados cadastrais, deverão ser inseridas experiências prévias com este fornecedor, quais as condições de pagamento que ele oferece, como entrega a mercadoria, quais são as formas de contrato que ele possui, entre outros dados que possam ser necessários para avaliá-lo. Os dados devem ser atualizados de forma constante.

Verifique a confiabilidade de seus fornecedores

Os dados devidamente atualizados de seus fornecedores vão lhe possibilitar entender como estes têm atendido sua empresa. Caso existam atrasos ou problemas com a qualidade da mercadoria, é necessário marcar uma reunião e tentar entender o que está acontecendo. Procure estabelecer parcerias com os fornecedores mais confiáveis com contratos que lhes garantam a qualidade ou a troca da matéria-prima recebida.

Defina um plano B

Sempre procure alternativas para seus principais fornecedores. Em casos de atraso ou ainda de não entrega de matéria-prima, é preciso recorrer a outro fornecedor e estes dados já devem estar devidamente catalogados para otimizar o processo de compra.

Invista em softwares e treinamento

O uso de um software para o controle de suas compras e consequentemente de seus fornecedores é extremamente salutar para o seu negócio. Mas somente isto não basta. É preciso investir em treinamento adequado para os funcionários da área de compras, uma vez que estes serão os responsáveis pelas informações utilizadas na gestão dos fornecedores.

A busca por fornecedores confiáveis deve estar pautada não somente na qualidade e no preço, mas também nas entregas feitas corretamente, bem como nos prazos e condições apresentadas pelo fornecedor. É preciso investir em pesquisas, seja pela internet, ou ainda em feiras e eventos da área, além de outras fontes possíveis. Deve-se detalhar o máximo possível a relação já existente com determinado fornecedor e sempre ter um plano de emergência em mãos, para que não existam imprevistos que possam comprometer sua produção.

E você? Tem alguma outra dica de como encontrar fornecedores confiáveis? Deixe um comentário para nós!