Comex

As Habilidades Necessárias para se Destacar no Comércio Exterior

Grupo Pinho
October 3, 2022

Vivemos no que muitos chamam de mundo VUCA – volátil, incerto, complexo e ambíguo. Naturalmente profissionais de todas as áreas necessitam trabalhar habilidades que vão além da parte técnica e específica do setor em que atuam. Com os profissionais de Comex não seria diferente. 

Atualmente, entender a fundo os procedimentos ligados à legislação, regras e acordos internacionais é o básico, não são diferenciais. Para o profissional de Comércio Exterior ganhar destaque, ele precisa ir além.

Mas caso você seja um gestor ou um profissional de RH, também precisa saber o que buscar em um profissional de Comex.

Nesse post, iremos compartilhar quais são as habilidades necessárias para se destacar no Comércio Exterior. Spoiler: todas são importantes, mas a última habilidade é a que as empresas de Comércio Exterior mais precisam.

6 Softs Skills para ser um Profissional de Comex de Sucesso

1. COMUNICAÇÃO

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Linkedin, durante a quarentena, a habilidade de saber se comunicar é a mais buscada pelos empregadores.

O trabalho remoto veio para ficar e com as ferramentas de comunicação, muitos processos que antes eram realizados presencialmente no Comércio Exterior, passaram a ser realizados virtualmente.

É necessário saber se comunicar em apresentações e reuniões diante de uma Webcam, por exemplo. 

Além de saber usar as diversas ferramentas para se comunicar de maneira eficaz com a equipe, agora é preciso entender como usar as mesmas ferramentas para atrair mais clientes, reportar processos e fazer pesquisas.


2. ESPÍRITO DE EQUIPE E LIDERANÇA

Quando um trabalho exige a resolução de diferentes variáveis e processos com muito detalhes - como é o caso de importação e exportação, é fundamental saber trabalhar em equipe e ter espírito de liderança.

Um processo de importação e exportação pode levar muito mais tempo caso a equipe e seus profissionais não estejam alinhados ou ocorra falhas que deveriam ter sidos evitadas se alguém tivesse tomado as rédeas da situação. Resultado: maior desgaste entre os colaboradores, falta de engajamento e desconfiança e grandes chances de perda de dinheiro e de clientes.

É essencial que o profissional de Comércio Exterior saiba a importância do trabalho dele e de cada integrante da equipe. Todos precisam estar dispostos a falar e a ouvir, usando as ferramentas de processos ágeis para organizar as etapas, sejam elas remotas ou presenciais.


3. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Para saber se comunicar e ter espírito de equipe, é importante ter inteligência emocional. Habilidade que muitos buscam após passarem por tantas dificuldades e incertezas por causa da pandemia. 

Inteligência emocional é a habilidade de se relacionar com suas próprias emoções e com as dos outros. É a habilidade de saber receber uma crítica construtiva e não levar para o lado pessoal, por exemplo.

O mercado de Comércio Exterior envolve grandes responsabilidades e saber lidar com pressão, sem ela interfira na performance, é extremamente necessário.


4. NEGOCIAÇÃO E PERSUASÃO.

Negociar com fornecedores e clientes é rotina normal para um profissional de comércio exterior.

Por isso,  saber negociar e persuadir são habilidades que o profissional de comércio exterior precisa trabalhar. Para isso, é preciso ter muito domínio do que está fazendo e saber comunicar da maneira correta - mais uma vez a primeira habilidade se faz presente.


5. CRIATIVIDADE

Como abordado no começo desse post, vivemos no mundo VUCA - volátil, incerto, complexo e ambíguo, por isso a criatividade saiu do ambiente das agências de publicidade e startups, para invadir todos os segmentos - como o do Comércio Exterior.

Para saber solucionar os inúmeros problemas que estão cada vez mais constantes e inesperados, o profissional de Comex precisa saber inovar, ou seja, ter a habilidade de conseguir  fazer o que todo mundo já faz, de uma forma completamente diferente.

Todas as empresas de comércio exterior buscam profissionais inovadores, com pensamento fora da caixa e disposição para criar soluções logísticas e mercadológicas.


6. CONHECIMENTO TECNOLÓGICO/ANÁLISE DE DADOS

Um profissional de Comex que tem as 5 primeiras habilidades já sai na frente de muita gente, mas, se ele ainda por cima tem conhecimentos tecnológicos e sabe analisar dados e tirar soluções inovadoras através deles, com certeza será muito requisitado

O setor de Comércio Exterior tem uma demanda cada vez maior para criar soluções tecnológicas para os seus processos, que irão resolver problemas internos da organização e dos clientes.

Como é o caso do software MeusEmbarques.com desenvolvido pela equipe do Grupo Pinho e também do software LogComex.

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