Comex

As Habilidades Necessárias para se Destacar no Comércio Exterior

Grupo Pinho
March 3, 2022

Vivemos no que muitos chamam de mundo VUCA – volátil, incerto, complexo e ambíguo. Naturalmente profissionais de todas as áreas necessitam trabalhar habilidades que vão além da parte técnica e específica do setor em que atuam. Com os profissionais de Comex não seria diferente. 

Atualmente, entender a fundo os procedimentos ligados à legislação, regras e acordos internacionais é o básico, não são diferenciais. Para o profissional de Comércio Exterior ganhar destaque, ele precisa ir além.

Mas caso você seja um gestor ou um profissional de RH, também precisa saber o que buscar em um profissional de Comex.

Nesse post, iremos compartilhar quais são as habilidades necessárias para se destacar no Comércio Exterior. Spoiler: todas são importantes, mas a última habilidade é a que as empresas de Comércio Exterior mais precisam.

6 Softs Skills para ser um Profissional de Comex de Sucesso

1. COMUNICAÇÃO

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Linkedin, durante a quarentena, a habilidade de saber se comunicar é a mais buscada pelos empregadores.

O trabalho remoto veio para ficar e com as ferramentas de comunicação, muitos processos que antes eram realizados presencialmente no Comércio Exterior, passaram a ser realizados virtualmente.

É necessário saber se comunicar em apresentações e reuniões diante de uma Webcam, por exemplo. 

Além de saber usar as diversas ferramentas para se comunicar de maneira eficaz com a equipe, agora é preciso entender como usar as mesmas ferramentas para atrair mais clientes, reportar processos e fazer pesquisas.


2. ESPÍRITO DE EQUIPE E LIDERANÇA

Quando um trabalho exige a resolução de diferentes variáveis e processos com muito detalhes - como é o caso de importação e exportação, é fundamental saber trabalhar em equipe e ter espírito de liderança.

Um processo de importação e exportação pode levar muito mais tempo caso a equipe e seus profissionais não estejam alinhados ou ocorra falhas que deveriam ter sidos evitadas se alguém tivesse tomado as rédeas da situação. Resultado: maior desgaste entre os colaboradores, falta de engajamento e desconfiança e grandes chances de perda de dinheiro e de clientes.

É essencial que o profissional de Comércio Exterior saiba a importância do trabalho dele e de cada integrante da equipe. Todos precisam estar dispostos a falar e a ouvir, usando as ferramentas de processos ágeis para organizar as etapas, sejam elas remotas ou presenciais.


3. INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

Para saber se comunicar e ter espírito de equipe, é importante ter inteligência emocional. Habilidade que muitos buscam após passarem por tantas dificuldades e incertezas por causa da pandemia. 

Inteligência emocional é a habilidade de se relacionar com suas próprias emoções e com as dos outros. É a habilidade de saber receber uma crítica construtiva e não levar para o lado pessoal, por exemplo.

O mercado de Comércio Exterior envolve grandes responsabilidades e saber lidar com pressão, sem ela interfira na performance, é extremamente necessário.


4. NEGOCIAÇÃO E PERSUASÃO.

Negociar com fornecedores e clientes é rotina normal para um profissional de comércio exterior.

Por isso,  saber negociar e persuadir são habilidades que o profissional de comércio exterior precisa trabalhar. Para isso, é preciso ter muito domínio do que está fazendo e saber comunicar da maneira correta - mais uma vez a primeira habilidade se faz presente.


5. CRIATIVIDADE

Como abordado no começo desse post, vivemos no mundo VUCA - volátil, incerto, complexo e ambíguo, por isso a criatividade saiu do ambiente das agências de publicidade e startups, para invadir todos os segmentos - como o do Comércio Exterior.

Para saber solucionar os inúmeros problemas que estão cada vez mais constantes e inesperados, o profissional de Comex precisa saber inovar, ou seja, ter a habilidade de conseguir  fazer o que todo mundo já faz, de uma forma completamente diferente.

Todas as empresas de comércio exterior buscam profissionais inovadores, com pensamento fora da caixa e disposição para criar soluções logísticas e mercadológicas.


6. CONHECIMENTO TECNOLÓGICO/ANÁLISE DE DADOS

Um profissional de Comex que tem as 5 primeiras habilidades já sai na frente de muita gente, mas, se ele ainda por cima tem conhecimentos tecnológicos e sabe analisar dados e tirar soluções inovadoras através deles, com certeza será muito requisitado

O setor de Comércio Exterior tem uma demanda cada vez maior para criar soluções tecnológicas para os seus processos, que irão resolver problemas internos da organização e dos clientes.

Como é o caso do software MeusEmbarques.com desenvolvido pela equipe do Grupo Pinho e também do software LogComex.

Quer se desenvolver ou ter uma equipe mais qualificada para trabalhar com Comércio Exterior?

Conheça agora os cursos oferecidos pela Academia Pinho.

Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.