Logística

Frete Internacional: O que é? Quais são os tipos disponíveis?

Grupo Pinho
October 3, 2022

Quem efetua negociação de compra e venda com o exterior, independentemente do modal elegido e dos termos da negociação efetuada, necessita um completo domínio de cada uma das etapas, em separado, da operação logística que lhes são ofertadas, evitando dores de cabeça com o resultado final da operação.

Um dos conhecimentos que precisa ter total controle é o do Frete Internacional, uma das etapas que mais geram dúvidas em profissionais de Comércio Exterior com pouca experiência prática em importação e exportação.

Nesse post, vamos dar dicas essenciais para quem deseja conhecer mais sobre essa etapa.

O que define o Frete Internacional?

O Frete Internacional é o deslocamento de mercadorias entre dois países, definido por um contrato internacionalmente aceito entre as partes envolvidas no processo.

Esses conjuntos de regras e padrões internacionais dão segurança e estabelecem as responsabilidades do comprador e do vendedor nos procedimentos de exportação e importação.

Entre esses padrões, tem-se a obrigação do exportador, no caso do uso de contêineres, de certificar-se que os detalhes inerentes ao equipamento em si sejam observados, evitando fraudes que muitas vezes só são descobertas na chegada da mercadoria ao destino, quando, muito provavelmente não hpa mais o que se possa fazer.

O mais forte deles é a vistoria do Container cedido pela transportadora ao exportador. Este deve verificar amassados, ferrugens e furos no mesmo, que só podem ser notados entrando-se no container e fechando a porta para verificar entrada de raios luminosos por pequenos furos, invisíveis a olho nu.

Verificado não conformidades, o mesmo deve ser refugado pelo exportador ou aceito com reservas (notificação à Cia Marítima) sobre as falhas anotadas no equipamento. Porém, esta prática raramente é exigida dos exportadores e muitas cobranças ilegais são realizadas naturalmente.

Segue-se a este, outros detalhes sobre quem se responsabiliza pela operação logística e onde se dão as transferências de responsabilidades pelo frete, seguro e transporte em si, verificando o início e o fim de cada um destes atos isolados que compõe o processo.

Como escolher a melhor modalidade de Frete Internacional?

Para realizar um procedimento de exportação e importação, você pode escolher entre 5 modalidades:

● Aquaviária/Hidroviária

● Ferroviária

● Aérea

● Rodoviária

● Dutoviária

● Multimodal

Algumas características da carga, como valor agregado e da região de onde vem e para onde vão sugerem quais modalidades são mais indicadas, como por exemplo:

Para cargas pesadas, em grande quantidade, com baixo valor agregado:

Modalidade Aquaviária/Hidroviária ou Ferroviária.

Para cargas de alto valor agregado, leves e de baixo peso e dimensões ou que precisem chegar ao destino rapidamente:

Modalidade Aérea.

Para procedimentos com acesso a países fronteiriços:

Modalidade Rodoviária.

Para cargas em granéis sólidos e líquidos.

Modalidade Dutoviária (canos e/ou tubos)

2 formas de pagamento de Frete Internacional

Existem 3 maneiras de realizar os pagamentos de frete internacional junto ao agente de carga, armador, cia aérea/rodoviária/ferroviária/dutos:

Freight Prepaid (Frete pré-pago )

Nesse formato o frete é pago imediatamente após o embarque, para retirada do B/L (embarque marítimo). Normalmente ele é pago no local ou país de embarque, porém, isto não é uma obrigatoriedade, podendo ser pago também no exterior.

Obs: quando o frete é por conta do vendedor, é possível associar o frete pré-pago ao Incoterms.

Porém, como também pode ser utilizado com o frete por conta do comprador, é preciso ressaltar que frete pré-pago e os Incoterms são coisas distintas.

Freight Payable at Destination (Frete Pagável no Destino)

Como o próprio nome diz, nesse formato o frete é pago pelo importador, na chegada ou retirada da mercadoria.

Neste formato o frete pode ser pago em qualquer parte do mundo, sendo que o armador será então avisado pelo seu agente sobre o recebimento, de modo a proceder a liberação da mercadoria

Frete contratado, como fazer o acompanhamento adequado da sua mercadoria?

Leia agora: 5 dicas para acompanhar a operação de frete (link para o post do blog)

Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.