Notícias

Resumo de Notícias da Semana 34

Grupo Pinho
October 3, 2022

Embrapa viabiliza Drawback para exportação de tilápia

A Embrapa Pesca e Aquicultura, em parceria com a Associação Brasileira da Piscicultura (PeixeBR), viabilizou junto ao Ministério da Economia, Indústria, Comércio Exterior e Serviços a implementação do regime aduaneiro de drawback para as exportações de tilápia. Esse regime consiste em um incentivo fiscal à exportação que permite a importação ou a aquisição no mercado interno, desoneração de tributos (II, IPI, PIS, Cofins e ICMS), de insumos a serem empregados na produção de bens destinados à exportação.

Isso porque, o Brasil exporta apenas 0,24% da produção total de tilápia. O elevado custo de produção constitui um dos principais gargalos à exportação, o qual torna o preço da tilápia brasileira menos competitivo do que o de outros países.

Construção da nova pista no Aeroporto Afonso Pena vai permitir maior fluxo de cargas

O Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais, está realizando a construção da terceira pista ao terminal internacional que atende Curitiba. A obra pode facilitar a logística do Paraná, já que está sendo projetada para ter 3 mil metros de comprimento e também para ter maior capacidade para receber e enviar cargas.

“Essa obra vai impulsionar, ainda mais, o agronegócio paranaense. Hoje muitos produtos já são exportados por via aérea em função das suas características. A terceira pista, que será mais longa que as duas atuais, vai permitir que aviões maiores, inclusive cargueiros, possam operar no Afonso Pena”, afirmou o presidente do Sistema Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Ágide Meneguette.

Ele cita como exemplo a venda de tilápias para os Estados Unidos. Semanalmente, uma carga com cerca de 800 quilos de filé resfriado do peixe sai das cooperativas localizadas no Oeste do Paraná com destino a Miami.

IMA libera licença para obras no cais do Terminal Portuário de Navegantes

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) emitiu a Licença Ambiental de Instalação (LAI) para que a empresa Portonave inicie a obra de melhorias no cais de atracação do Terminal Portuário de Navegantes. A obra representa um investimento de R$ 500 milhões e será fundamental para modernizar os berços de atracação do porto, para assim receber navios maiores, e também aumentar a sua produtividade. 

“Trata-se de um empreendimento comprometido com a preservação ambiental da região portuária, e que representará um importante avanço para o desenvolvimento social e econômico do estado”, afirmou o presidente do IMA, Daniel Vinicius Netto.

Logística marítima é afetada pela alta dos preços no comércio mundial

A logística marítima no comércio mundial está tendo dificuldades para setores exportadores como café, carnes e frutas, outros produtos semiprocessados ou que dependem de câmaras frias. Da falta de meios a preços explosivos dos fretes, o modal global está sob tempestade perfeita, diz jornal americano Money Times.

No geral, segundo dados da Bloomberg, atualmente a taxa de locação de um contêiner está 200% mais alta que no mesmo período de 2020, lembrando que no início da pandemia o problema também havia se manifestado.

Após surto de covid-19, terminal é reaberto no porto da China

Depois de duas semanas fechado, o terminal de Meishan, no porto de Ningbo, na China, foi reaberto nesta última semana. De acordo com informações da agência de notícias operacional Bloomberg, a reabertura já traz certo alívio para as cadeias logísticas que passam por um momento bastante complicado.

Este é o segundo porto mais movimentado do mundo e o terceiro para cargas transportadas em contêineres. O terminal ficou fechado em função da confirmação de um caso de Covid-19 entre seus colaboradores. 


Para ler mais sobre este assunto acesse: Novo surto de covid-19 afeta logística internacional e setor de turismo

O retorno ainda é gradual, porém, funcionários do porto acreditam que "muito em breve" a totalidade dos serviços deve ser restaurada. 


Fale conosco
Contact us

Entre em contato pelo formulário abaixo, logo iremos atendê-lo.
Send us a message.